CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora

A transformação do “homem velho” em “homem novo”

Se Cristo é nossa Cabeça, a quem devemos seguir e obedecer em tudo, por que é que teimamos em não amar os nossos inimigos? Não percebemos que, com a dureza de nossos corações, acabamos fazendo do Corpo de Cristo um organismo “desconjuntado” e sem unidade?

Texto do episódio
77

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
(Mt 5, 43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

O Evangelho de hoje continua aquele discurso de Jesus, o Sermão da Montanha, em que ele explica o que ontem começamos a falar. Ontem, nós dissemos que não só não podemos matar externamente, mas também interiormente. Para isso, devemos saber perdoar e amar nossos inimigos, tendo assim um coração próximo ao coração de Jesus. 

Jesus disse: “Vós ouvistes o que foi dito. Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem. Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre os maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Sede perfeitos”, conclui Ele, “como o vosso Pai Celeste é perfeito”. 

Com essas palavras, Jesus está descrevendo seu próprio coração, como também o coração de um verdadeiro filho de Deus. Alguns podem chegar e dizer que Jesus está exagerando e dando uma lei para ser colocada na Constituição ou no Código Penal de uma nação. Porém, Ele está na verdade colocando um princípio que nos leva para a santidade, pelo qual vamos nos configurando a Jesus. 

Quando olhamos para um santo, que é o “produto final” desse processo, percebemos que ele é como Jesus. Ele faz coisas divinas e ama o inimigo como Cristo, que morreu na Cruz dizendo: “Pai, perdoa, eles não sabem o que fazem”.

“Quando éramos inimigos”, recorda São Paulo, “Deus nos deu o Seu Filho”. Eis aí o coração do Pai, expresso no coração do Filho. Nós não podemos ser somente bons, pois o que Deus quer para nós é a santidade. E ser santo quer dizer que verdadeiramente nos tornamos membros do Corpo de Cristo, de tal forma que Jesus não é mais uma realidade desconjuntada. Se olhássemos um corpo onde a cabeça pensa uma coisa e dá uma ordem, e os membros se comportam de outra maneira, diríamos que ele está doente. 

Quando a Cabeça, que é Cristo, dá uma ordem: “Ame seus inimigos; pois eu morri na Cruz por aqueles que me odiavam e me odeiam. Ainda hoje, eu continuo perdoando, continuo dando a vida, continuo dando a graça para aqueles que desprezam essa vida e essa graça”, devemos obedecer a essa ordem divina, pois Deus quer a nossa salvação. 

Então, se nós queremos ser membros perfeitamente sintonizados com o Corpo místico de Cristo, precisamos dar esse passo. O que é que une um corpo? É a alma, o Espírito Santo, que faz com que nós, membros, possamos nos unir à Cabeça, que é Cristo. 

Portanto, recorramos às obras quaresmais para mortificar o nosso egoísmo e pedir, através da oração, a graça de termos um coração tão perfeito como o de Jesus, que amou até mesmo os seus inimigos.

O que achou desse conteúdo?

7
7
Mais recentes
Mais antigos


LS
Lúcia Souza
29 Fev 2024

Que Nosso Senhor tenha piedade de nós e que permita que nosso coração seja semelhante ao seu.

Responder
VS
Valdonio Sales
24 Fev 2024

Amém!

Responder
O
Oremos
24 Fev 2024
(Editado)

O chamado da fraternidade deste ano foi recortado do versículo do Evangelho de São Mateus 23:8 - Vós sois todos irmãos.

Pseudo-Crisóstomo nos diz: "não é o homem que ensina, mas Deus, muitos são ensinados, mas poucos aprendem. Pois não é o homem que - ensinando - concede o intelecto ao outro homem, mas - recebendo-o de Deus - coloca-o em atividade pela admoestação.

Santo Hilário de Poitiers complementa: "para que os discípulos tenham presente que são filhos de um só Pai, e que por efeito de um novo nascimento ultrapassaram os limites de sua origem terrena", Jesus acrescentou: e vós sois todos irmãos.

Neste recorte São Jerônimo comenta: "todos os homens podem ser ditos irmãos por afeto, e isto pode ser de duas formas: a especial e a comum. Especial porque todos os cristãos se chamam irmãos; geral, porque todos os homens procedem de um só Pai e vivem unidos a nós como irmãos.

Para que nos tornemos dignos de participar dos frutos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo nossa Via Sacra é isenta do sentido ideológico, palavras chaves isoladas e contexto materialista.

"Nosso problema de hoje não é que 70% das pessoas não acreditam na verdade na Eucaristia, mas que 90% não têm ideia do que É a Missa."

Do recorte da reflexão adaptada sobre as 14 estações da Eucaristia fica o legado conforme as palavras de um sacerdote em uma Conferência sobre o Sacrifício da Missa:

Vamos à Missa, mas se não entendemos que a Missa é, um sacrifício onde deveríamos aceitar nossos sacrifícios, se não entendemos que a Missa é, a representação do Calvário, não entenderemos onde deveríamos estar.

Irmãos é aí que nós vamos, levamos nossas feridas, pegamos nossa dor e a levamos para a cruz, levamos para Jesus que é nossa única esperança.

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” - São Mateus 28:20

Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te pois, e converte-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. 

Apocalipse 3: 19-20

Oração

Convertei para vós, ó Pai, nossos corações, a fim de que, buscando sempre o único necessário e praticando as obras de caridade, nos dediquemos ao vosso culto.

Por Cristo, nosso Senhor.

Responder
FV
Fátima Valadares
24 Fev 2024

Sacrifício do amor.

Responder
SS
Samuel Santos
24 Fev 2024

Amem!!!

Responder
NH
Neuza Hyodo
24 Fev 2024

   . . . entendo que Jesus continua nos amando  ... perdoando ... dando - nos  Graças , através  dos Apóstolos ... os filhos prediletos de Maria Santíssima... os nossos valentes e persistentes Sacerdotes ! ...devemos proceguir e obedecer essa ordem divina  , pois tudo concorre para a nossa Salvação! ... na Quaresma vamos refletir  a mensagem de Jesus ... se a cabeça  não  pensa ... O coração  ❤️  não  sente  e o corpo padece  ... O amor é  a semente que deve brotar em nosso coração  ! ❤️ Amém.

Responder
CA
Cleiton Azevedo
24 Fev 2024

Amém!!!

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos