CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
965

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 8, 22-26)

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”
O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. Então Jesus voltou a pôr as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”

No Evangelho de hoje, São Marcos continua na mesma direção do que meditávamos ontem, quando Jesus disse aos discípulos que eles estavam sendo movidos por interesses, e não pela graça divina — ou seja, pela luz sobrenatural da fé. 

Sim, eles já tinham fé, mas esta ainda não era firme. Então, Jesus materializa hoje esse ensinamento na cura do cego de Betsaida. É interessante notar que há algo especial e único nesta cura, e é apenas São Marcos quem o relata: Nosso Senhor pega o cego pela mão, leva-o para fora da multidão, para a intimidade, e cospe-lhe nos olhos. Depois, pergunta ao cego se ele está vendo alguma coisa, e o homem dá uma resposta inédita: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam” (Mc 8, 24). 

Desse relato, tiramos duas conclusões: primeiro, ele não era cego de nascença, porque sabia como era a aparência dos homens e das árvores. Em segundo, é admirável que a cura não tenha sido instantânea como as outras. No entanto, Cristo está querendo nos ensinar aqui que, muitas vezes, nós já temos fé, mas ela ainda não é madura. Ele já nos tocou, falou ao nosso coração e chamou-nos para a intimidade, fazendo sua luz brilhar em nosso coração. Entretanto, ela ainda não ilumina com clareza — não por culpa dela ou de Cristo, e sim pela incompletude de nossa fé. 

Portanto, a lição que tiramos desse Evangelho é que, mesmo que tenhamos fé, isso não significa que ela já esteja nos movendo interiormente como deveria. Às vezes, a fé incipiente não enxerga com clareza, por isso não transforma nossa vida por completo. Ou seja, estamos sendo movidos pelo “fermento dos fariseus e de Herodes”, pelas coisas mundanas.

Infelizmente, há muitos cristãos nessa situação. Cristo nos ensina que entre o pecador, fechado à luz da graça, e o santo, que vê as verdades sobrenaturais com perfeição e clareza, existe aquele que já está na graça e tem fé, mas ainda é muito mundano por dentro, movimentado por suas paixões. A pessoa crê em Jesus, ama-o de alguma maneira e, se está em estado de graça, possui dentro de si o amor divino; no entanto, esse amor não é capaz de movimentá-la e de fazer com que ela rompa definitivamente com os apegos mundanos.

O que é necessário, então, para nos desapegarmos do mundo? Rezar mais e estar unidos a Jesus, verdadeiramente crescendo na fé. Nosso Senhor disse ao homem: “Não entres no povoado”, ou seja, não busque aquele povo, no qual você irá encontrar apenas pecados, que o levarão de volta à cegueira. Portanto, sabendo disso, reservemos um tempo para o recolhimento, para a fé, para Deus, permitindo que Ele toque nossa alma e nos guie pelo caminho da salvação.

O que achou desse conteúdo?

9
65
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
20 Fev 2025

Fazendo uma comparação biológica: antes de atingirmos a Idade Adulta na Fé, passamos pela Infância e pela Adolescência! Não podemos atrasar este crescimento! Precisamos de uma boa Alimentação na Fé, e boas Práticas Espirituais!

Responder
JO
José Oliveira
20 Fev 2025

Meus irmãos, Paz e Bem!

O Padre Paulo Ricardo costuma preparar as homilias como orienta a Igreja Católica. Somos sempre presenteados com uma louvável explicação das Escrituras e uma provocação para a tão urgente mudança de vida!

Responder
VS
Valdonio Sales
20 Fev 2025

 Reservemos um tempo para o recolhimento, para a fé, para Deus, permitindo que Ele toque nossa alma e nos guie pelo caminho da salvação.

Responder
JF
Jonas Fontes
19 Fev 2025

Amém!

Responder
HC
Helena Cunha
19 Fev 2025

Padre Paulo, o senhor é demais, toca fundo no meu coração todos os dias em sua homilia, me ensina e me leva sempre pra mais perto de Deus !

Responder
DP
Deuzélia Pires
19 Fev 2025

🙏❤️🙏❤️🙏❤️

Responder
DG
David Gomes
19 Fev 2025

Amém 

Responder
TM
Tania Mazzali
19 Fev 2025

Assim seja!

Responder
ÁL
Álerson Lima
19 Fev 2025

Amém!

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos