Padres, voltem a rezar!
CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 21,28-32)

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

Comentário exegético

Exposição da parábola.a) Imagem (vv. 28-31a). Um pai tinha dois filhos, a quem mandou ir trabalhar à vinha. O primeiro desobedeceu-lhe a princípio, mas depois, arrependido, cumpriu as ordens do pai; o segundo, embora prometesse obedecer, não obedeceu de fato. Logo, só do primeiro se pode dizer que fez a vontade do pai. — b) Aplicação (vv. 31b-32), feita pelo próprio Salvador: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes vos precederão (gr. προάγουσιν = precedem) no reino de Deus (gr. εἰς τὴν βασιλείαν, lt. in regnum, com ac. de direção). Os dois filhos representam dois tipos de judeus, a saber: os (maus) religiosos, i.e. os chefes do povo (fariseus, doutores, príncipes dos sacerdotes) e os pecadores públicos: estes, após terem resistido à vontade de Deus, fizeram penitência; mas aqueles, embora se dissessem justos, não fizeram de fato o que Deus lhes mandara (cf. 23,3: dizem, e não fazem). Logo, os publicanos e as meretrizes (exemplificacão κατ’ ἐξοχήν = ‘os membros mais vis da sociedade’) entrarão no reino de Deus antes que os soberbos e os mais ‘santos’ entre os próceres do povo.

V. 32. Dá em seguida a razão disso: Pois veio a vós João no caminho da justiça, i.e. mostrando-vos por palavras e obras o caminho da justiça, ou da penitência, e não crestes nele; pelo contrário, os publicanos e as meretrizes (i.e. qualquer pecador) creram nele (cf. Lc 3,12; 7,29s); mas vós, vendo a conversão deles, nem arrependimento tivestes (lt. nec pœnitentiam habuistis, gr. οὐδὲ μετεμελήθητε = não vos arrependestes, convertestes) depois para que crêsseis nele, i.e. nem depois disto, pelo menos, fizestes penitência, crendo por fim em João (cf. Lc 7,29s).

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.