CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
60

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 17,10-13)

Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

Nestes dias da novena de Natal, gostaríamos de conduzir uma breve reflexão a respeito do famoso hino de Santo Afonso Maria de Ligório, Tu scendi dalle stelle, “Tu desces das estrelas”. É um hino que quer preparar o nosso coração para o nascimento redentor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vamos, então, refletir sobre a primeira estrofe. Vou ler uma tradução que segue as ideias do texto, mas que, infelizmente, não é uma tradução que se possa cantar; serve apenas para transmitir as ideias teológicas e espirituais de Santo Afonso.

Ele diz: “Tu desces das estrelas, ó Rei do céu, e vens numa gruta, no frio e no gelo. Ó meu divino Menino, eu te vejo aqui a tremer. Ó Deus bendito, quanto te custou o teu amor por mim”. É interessante notar que, desde a primeira estrofe, Santo Afonso fala do nascimento de Jesus como encarnação redentora; ou seja, Jesus vem para sofrer por nós, e o sofrimento — a marca da cruz — já está no presépio.

No presépio, Deus, que vive a sua felicidade, aqui simbolizada poeticamente pelas estrelas, vem numa gruta, portanto na pobreza, no frio e no gelo. O Menino divino está tremendo de frio, e nessa figura de desamparo Santo Afonso vê o Redentor que sofre por nós. E exclama: “Ó Deus bendito, quanto te custou o teu amor por mim”.

Para entender o que Santo Afonso está dizendo, é importante ter noção de que aquela criança no presépio é homem igual a nós em tudo, exceto no pecado; mas é um homem que recebeu uma missão divina. É a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que se fez homem e veio a este mundo para nos amar.

Isso significa que, desde o ventre de Nossa Senhora, Jesus pensava em você e o amava. Você não vai conseguir rezar o Tu scendi dalle stelle, se não entender a teologia que está por trás dele. É a teologia da Igreja.

Veja, por exemplo, o que diz o Papa Pio XII na Encíclica Mystici corporis, número 75: “Pela visão beatífica que Jesus gozou, apenas concebido no seio da Mãe Santíssima, tem continuamente presente todos os membros de seu Corpo místico e a todos abraça com amor salvífico”.

É um Papa, numa Encíclica, dizendo o que é a fé dos santos. Jesus, na sua alma humana, sofreu porque precisava sofrer; mas era necessário que Ele recebesse a graça especial de poder contemplar em Deus a cada um de nós, por quem estava sofrendo; portanto, desde o útero de Maria, Jesus pensava em você.

Ele não pensava na humanidade “em geral”, numa ideia difusa; Jesus, no ventre de Maria, não estava na “imersão oceânica” de uma criança inconsciente. Nada disso. Desde o primeiro instante do nascimento, quando começa a sofrer as vicissitudes da vida humana, Ele já está sofrendo por você.

Então, que nos resta senão exclamar junto com Santo Afonso: “Ó Deus bendito, quanto te custou o teu amor por mim”, — “O Dio beato! Ah, quanto ti costò l’avermi amato”.

Que maravilha ser amado assim! É a este amor que queremos corresponder.

O que achou desse conteúdo?

6
0
Mais recentes
Mais antigos


NH
Neuza Hyodo
5 Jan 2024

( ... finalizar oque começamos  )    " Ó  Deus bendito  , quanto  custou  o Teu  amor por  mim " . . .  Corresponderei o meu  amor por  Jesus  Cristo   assumindo a minha Cruz , que é  o Caminho do Amor por JESUS , onde poderei  mostrar todo o meu amor , a dor e sacrificio para Ama - LO com o meu poder . . . Amém  .

Responder
RF
Rozilaine Faria
18 Dez 2023

Que eu saiba amá-Lo, glorificá-Lo e louvá-Lo em toda a sua imensa glória. Amém.

Responder
RC
Robson Cola
18 Dez 2023

Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nasceu em condições de pobreza! Humildemente. Enquanto que no mundo pagão, tínhamos imperadores ricos e poderosos, QUE SE CONSIDERAVAM DEUSES! 

Responder
HG
Henrique Gesser
17 Dez 2023

Deus abençoe!!

Responder
LS
Laura Santos
17 Dez 2023

Que a minha alma, seja eternamente agradecida por esse Amor  tão perfeito!

Bendito seja Deus eternamente por nós Amar tanto assim!

Responder
VS
Valdonio Sales
16 Dez 2023

Jesus Cristo Seja Louvado Para Sempre. Amém! 

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos