Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 9, 51-56)
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então, ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.
Com grande alegria, celebramos hoje a Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Esta santa, que nos ensinou a doutrina espiritual da “Pequena Via”, foi escolhida pela Igreja para ser a padroeira das missões. Por isso, iniciamos o mês de outubro — mês do Rosário e das Missões — comemorando esse farol luminoso que é Santa Teresinha.
A Igreja sempre tratou como missão o ato de convertermos e mudarmos a vida das pessoas, tirando-as do erro, das trevas e trazendo-as para a Verdade da única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que elas, lavadas de seus pecados pelos Sacramentos e alimentadas pelo Corpo de Cristo, um dia poderem ver Deus face a face no Céu. No entanto, essa descrição externa da missionariedade fala de uma outra realidade secreta: a do sobrenatural, a qual significa que ninguém se converte por uma ação meramente humana.
Um grande intérprete de Santa Teresinha, o Frei Maria-Eugênio do Menino Jesus, recorda-nos que não podemos construir o Reino de Deus com as obras e os instrumentos que constroem o reino de Satanás. Infelizmente, muitas pessoas não compreendem isso e usam justamente os recursos do demônio a fim de atrair pessoas para a Igreja. Por exemplo, fazem enquetes para saber o que as pessoas querem ouvir, como se a verdade pudesse ser moldada ao “gosto do freguês”. Além disso, promovem festas e eventos que em nada se diferem de comemorações mundanas, visto que também levam a pecar. Em suma, agem como se tudo fosse uma questão de marketing.
Essa mentalidade é completamente errada, e a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus mostra isso de forma luminosa e exemplar. Sem sair do Carmelo de Lisieux, Teresinha tinha um coração missionário e, com ele, atravessava os oceanos e ia até o Oriente, onde acompanhava os padres missionários por correspondência. Já no fim da sua vida, ela chegou a se oferecer como missionária para fundar um Carmelo no Oriente, mas Deus tinha outros desígnios para ela. Assim, com sua oração e sacrifício, fez mais pela conversão de milhares de pessoas do que os missionários que cruzavam os oceanos para evangelizar.
Aprendamos, pois, com o exemplo luminoso de Teresinha, compreendendo que o Reino dos Céus é construído com a oração e o sacrifício. Há cristãos que são chamados a ser missionários, e outros que são chamados a dar testemunho e a pregar, mas absolutamente todos devem agir como instrumentos de Deus, oferecendo suas orações e penitências para a conversão dos pobres pecadores. Os três videntes de Fátima também são um exemplo dessa realidade, sendo pequeninas crianças que, rezando constantemente e sofrendo muito, foram grandes missionárias. Peçamos, então, à Santa Teresinha do Menino Jesus que interceda por nós, iluminando o nosso caminho, sendo exemplo, intercessora e auxílio, a fim de que a Igreja recobre todo o seu ardor missionário e leve cada vez mais almas a Jesus.
O que achou desse conteúdo?
Um dos instrumentos de Satanás, utilizado atualmente, é um instrumento musical: a guitarra elétrica, tocada durante a Missa! Já participei de Sagradas Missas em várias Igrejas, onde se tocavam músicas religiosa, com letras sagradas, como se fosse música pop!!!!! Por que? Porque a maioria dos frequentadores das Missas gostam de música pop...
Viva Santa Teresinhaaaa!!!!
Amém!
Então, delirante de alegria, exclamei: Ó Jesus, meu amor, encontrei afinal minha vocação: minha vocação é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, tu me deste este lugar, meu Deus. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor e desse modo serei tudo, e meu desejo se realizará.
(Sta. Teresinha)
🙏
Dai-nos, Senhor, o Dom de Passar o Vosso Testemunho.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
lindissima homilia, mais uma que me deixa o coração cheio