CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
636

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 13, 21-33.36-38)

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

No Evangelho de hoje, Jesus prevê a traição de Judas na Última Ceia. Isso aconteceu de fato na quinta-feira, mas, como a traição de Judas é recordada na liturgia de quarta, já hoje a Igreja quer que nós meditemos a respeito de uma pergunta importantíssima que devemos fazer nesta vida:  somos Judas ou somos Pedro? 

Essa escolha é interessante, porque não há a opção de sermos o discípulo amado, que nunca traiu Jesus. Estamos diante de dois traidores. O pecado de Judas obviamente foi maior, pois ele entregou Jesus por pura malícia e ganância. Já o pecado de Pedro foi menor; foi um pecado de fraqueza, de falta de coragem e fortaleza diante da possibilidade de ele próprio ser também condenado à cruz. Pedro, então, vacilou e negou Jesus três vezes. 

Nós podemos ver que os dois pecaram gravemente. Porém, Judas desesperou-se, e seu grande pecado foi não ter acreditado que a misericórdia de Jesus era maior que seu erro. Pedro negou Jesus três vezes, mas a fé dele prevaleceu, de modo que se arrependeu e creu na misericórdia de Nosso Senhor. 

Aqui está a fé que devemos ter nesta Semana Santa. Precisamos crer que, por maior que sejam os nossos pecados, Nosso Senhor está sempre pronto a nos perdoar, com a condição de estarmos dispostos a pedir perdão e mudar de vida. Entretanto, a disposição para o arrependimento verdadeiro é uma graça muito grande que nós recebemos de Jesus, e ela é oferecida a todos como proposta.

Jesus também estava disposto a perdoar e a amar Judas. Ali na Última Ceia, Ele pegou o pão, colocou-o no molho e ofereceu ao Apóstolo. Esse ato, na cultura judaica, é um gesto de predileção e, fazendo isso, Cristo estava, pela última vez, tentando fazer com que Judas voltasse atrás; a fim de que acreditasse mais no seu amor do que nas suas maquinações.

Eis aí a Semana Santa. Nós estamos às portas do Tríduo Pascal, e amanhã iremos recordar a traição de Judas. Então, para que não tenhamos o mesmo fim que o dele, decidamos crer na misericórdia do Senhor, pedindo a Ele que nos dê continuamente essa graça.

O que achou desse conteúdo?

6
36
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
27 Mar 2024

Senhor, dai-me força para manter e fortalecer a minha fé!

Responder
VS
Valdonio Sales
27 Mar 2024

Amém!

Responder
RM
Regina Maia
26 Mar 2024

Amém! 🙏🥲

Responder
GO
Guilherme Oliveira
26 Mar 2024

Senhor, dai-nos a Graça de não desperdiçarmos nenhuma das oportunidades que nos dá de voltarmos atrás. 

Responder
MA
Maysa Andrade
26 Mar 2024

amem

Responder
SR
Salve Rainha
26 Mar 2024

Que análise perfeita!!!! 

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos