CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Um coração transformado por Jesus

Maria Madalena teve seu coração tão tocado por Jesus que, depois de Ele morrer, nem os anjos conseguiram consolá-la. Peçamos a Deus a graça de termos, assim como ela, um coração desapegado de tudo, com olhos apenas para Cristo. 

Texto do episódio
1036

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
(Jo 20, 11-18)

Naquele tempo, Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus.

Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Nesta Oitava de Páscoa, continuamos meditando sobre as aparições do Ressuscitado, que hoje aparece à Santa Maria Madalena. 

Embora todas as aparições de Jesus a Maria Madalena sejam importantes, essa parece nos tocar mais profundamente, pois evidencia algo de fantástico na transformação do coração de Madalena. Segundo o Evangelho de São Lucas, ela é a mulher da qual Jesus expulsou sete demônios (Lc 8, 2), que era pecadora e que constantemente procurava amores neste mundo. Contudo, ao encontrar Cristo, tornou-se uma mulher absolutamente desapegada de tudo, que não se impressiona mais com as criaturas, nem mesmo com os anjos, porque quer ser toda do Senhor. A aparição que meditamos hoje nos mostra isso com toda clareza. 

O nosso coração se deixa seduzir por qualquer coisa: ao encontrarmos um amigo, já ficamos alegre; ao escutarmos uma novidade, já ficamos sobressaltados de alegria. Maria Madalena, antes de encontrar Jesus, viu anjos, mas nem estes conseguiram consolá-la. Ela diz: “Levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram” (Jo 20, 13). É extraordinária a transformação do coração dessa mulher; um coração que todos nós deveríamos desejar, desapegado de tudo.

Quando teremos um coração tão santo e tão transformado em chama ardente de amor por Jesus? Quando Ele será verdadeiramente o senhor de nossas vidas? Assim que Maria ouve Cristo pronunciando o seu nome, ela se agarra a Ele para nunca mais perdê-lo. Entretanto, Jesus diz: “Não me detenhas, ainda não subi para o Pai”. 

Ao dizer isso, Jesus está pedindo que Madalena viva na presença dele de outra maneira: através da fé, pela qual Cristo está presente em nossos corações, concedendo-nos a sua graça. Maria Madalena, portanto, poderá no ato de fé exercer o seu amor para com Jesus, que todos somos também chamados a viver.

Que neste Tempo Pascal nós renovemos a fé em Nosso Senhor e saibamos: Ele ressuscitou e está sempre conosco espiritualmente, de modo que Maria Madalena agora, sim, pode detê-lo no ato de fé, assim como todos nós também podemos fazer.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos