CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Um jejum por generosidade

São dias de penitência todas as sextas-feiras do ano e, de modo especial, as do tempo da Quaresma, em que somos chamados a aumentar os rigores da nossa mortificação, para que, senhores de nós mesmos, nos submetamos generosamente ao senhorio de Cristo.

Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 9, 14-15)

Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”

Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Estamos na primeira sexta-feira da Quaresma e o Evangelho nos fala sobre o jejum. Em primeiríssimo lugar, é importante recordar que fazer jejum não é necessariamente ficar sem comer absolutamente nada. Antes do atual Código de Direito Canônico, os católicos jejuavam durante os quarenta dias da Quaresma da seguinte forma: uma refeição principal até a saciedade (que, geralmente, era o almoço) e duas pequenas refeições pela metade (a do café da manhã, um pouco mais fraquinha; e a do jantar, um pouquinho maior que a do início do dia mas não até a saciedade). Durante quarenta dias, vivia-se esse jejum, tendo dias de abstinência e outros dias em que se podia comer carne. Esse era o regime disciplinar anterior ao Código de 1983.

Hoje, as coisas estão mais atenuadas. O jejum obrigatório é feito apenas na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, mas nada nos impede de generosamente fazer jejum em outros dias, como por exemplo nas sextas-feiras da Quaresma.

Durante todo o ano a sexta-feira é dia de abstinência de carne — isto vale para o ano inteiro, não somente para a Quaresma. A abstinência de carne, de acordo com o conceito canônico, significa não comer qualquer alimento que seja a carne de um animal, exceto peixe e frutos do mar. Portanto, é importante entender que, nas sextas-feiras do ano inteiro, já se tem o dever da abstinência de carne.

Como a sexta-feira da Quaresma é um dia de especial penitência, nas palavras do próprio Código de Direito Canônico de 1983 afirma isso, somos convidados a acrescentar alguma coisa a mais à abstinência do ano inteiro. Por isso, as sextas-feiras da Quaresma são realmente propícias para o jejum — não por obrigação (pois a lei da Igreja não o exige), mas como um ato de generosidade para com Deus.

Aceitemos esse convite à generosidade e jejuemos juntos nas sextas-feiras da Quaresma. Alguém que talvez esteja relutante pode perguntar: “Mas, padre, pra que fazer esse jejum?” Em primeiríssimo lugar, em honra ao jejum de Nosso Senhor Jesus Cristo, que deixou de comer durante 40 dias por amor a nós. Ele, fazendo jejum, venceu a fraqueza que temos de ficar cedendo aos nossos instintos carnais.

Assim, a graça de Deus vem em nosso auxílio para que ordenemos nossa vida, deixando-nos governar pelo Espírito Santo. Ele submete amorosamente a alma, que, por sua vez, submete amorosamente o corpo. Essa é a ordem que deve existir em nós. Já a desordem do pecado faz o contrário: o corpo, tiranicamente, espanca a alma, que termina expulsando de nossas vidas o Espírito Santo e a presença de Deus. Portanto, o jejum é uma forma sadia de submetermos o nosso corpo amorosamente ao domínio da alma, que deve se deixar dominar pela graça e pelo poder do Espírito de amor.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos