CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
744

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 3, 31-36)

“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

No Evangelho de hoje, Jesus chega a uma conclusão que nos escandaliza: quem crê no Filho Jesus tem a vida eterna, mas quem o rejeita não verá a vida, porque a ira de Deus permanece sobre ele. 

É escandaloso porque nós não entendemos a profundidade dessa afirmação. Primeiro, é preciso ter claro que quem está longe de Deus tem dentro de si uma inimizade contra Ele. Por exemplo, quando Adão e Eva, depois do pecado, ouviram os passos de Deus, eles se esconderam dele. 

Toda obra de salvação de Jesus é para que a inimizade que está dentro de nós seja transformada em amizade com Deus. Enquanto estamos em pecado mortal, longe da graça dele, existe dentro de nós uma profunda inimizade contra Cristo. Podemos até ir à igreja, fazer orações, cultivar devoções e ficar longas horas na frente do sacrário — ou até, descaradamente, querer comungar, mesmo estando em pecado mortal —, mas nada disso exclui o fato de que existe em nós um ódio contra Deus. Tristemente, essa é a realidade de quem está em pecado mortal.

Por isso, é preciso sair dessa situação, crer no amor do Filho que derramou seu Sangue na Cruz por nós e receber a sua Vida divina através do Batismo, ou de uma boa Confissão, e assumir de fato um firme propósito de mudança. Desse modo, é restaurada, dentro de nós, a amizade com Deus.

Assim, se morrermos em estado de graça, quando nossa alma for separada do corpo, veremos que, no fundo, ela ama a Deus, mesmo que neste mundo não notemos isso. No entanto, se morrermos em pecado mortal, nossa alma ficará desnuda e enxergaremos o profundo ódio que temos contra Nosso Senhor, e justamente por isso não receberemos o Céu.

Com essas palavras, conseguimos entender quando Jesus disse, referindo-se aos que não creem no Filho: “a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3, 36). Então, para compreendermos qual é o caminho de salvação, precisamos primeiro ter fé no amor de Deus, manifestado em Cristo.

Quão pobres são aqueles que não querem aceitar esse amor. Rezemos, pois, pela conversão desses pecadores e também pela nossa perseverança, para que, na hora da morte, estejamos em estado de graça e em amizade com Deus.

O que achou desse conteúdo?

7
44
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos