CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
19, 1-10)

Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: "Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa". Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: "Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!" Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: "Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais".

Jesus lhe disse: "Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido".

O encontro entre Zaqueu e Nosso Senhor é marcado por algo que, embora não seja narrado por São Lucas, pode supor-se com segurança, sobretudo se se tem em mente a parábola do tesouro escondido, de um lado, e as circunstâncias que se sucederam a esse encontro, uma história da Salvação em miniatura, de outro. "O Reino dos Céus", diz Jesus, "é semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo" (Mt 13, 44). Foi o que se passou com o chefe dos publicanos. Ele, movido talvez por curiosidade, queria ver Aquele de quem tanto ouvira falar; e eis que, sem nada esperar, reconhece a poucos metros de si o Tesouro de amor que vinha buscando em vão no dinheiro, nas riquezas, nos faustos duma vida cômoda.

Zaqueu é atravessado aqui pelo olhar amoroso de Cristo, que já o ama na sua pequenez, antes mesmo de ele, como depois dirá o evangelista, repartir seus bens com os pobres e com os que defraudara. Na verdade, é o próprio Tesouro, oculto na fé, que se deixa achar por um pobre avarento que há anos O procurava, mas nos "campos" errados. É, pois, a que se acendeu em seu espírito que levou Zaqueu a, tendo achado a Jesus e crido no seu divino amor, descer da figueira depressa e "cheio de alegria", a ponto de poder dizer: "Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais". Peçamos hoje a Nosso Senhor que nos dê a graça de crermos também nós no seu amor sem limites, porque nisto "se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por Ele" (1Jo 4, 9).

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.