A missão de Satanás é fazer com que o homem perca a amizade com Deus e, com isso, a possibilidade de salvação. Saber como age para alcançar o seu intento é tão importante quanto conhecer o que diz a literatura a seu respeito. Do mesmo modo, compreender quais são os meios mais eficazes para se evitar os ataques demoníacos e restabelecer imediatamente a união com Deus, caso a perca, é bem mais produtivo que ater-se aos aspectos teóricos sobre o tema.
Apesar de haver a possibilidade de a tentação ser potencializada pelos outros dois inimigos do homem (a carne e o mundo), ela pode ser desferida de maneira direta pelo demônio.
A tentação diabólica, lançada exclusivamente pela ação de Satanás e de seus demônios, se divide em três fases: antes, durante e depois. E, para cada uma existe um modo de combate. Na primeira fase, o antes, Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação." (Mt 26, 41).
Como se vê, são dois momentos distintos: vigilância e oração. A vigilância consiste em estar atento à vitória que o Cordeiro Imolado alcançou na cruz para cada um de seus filhos. O Sangue de Cristo resgatou toda a humanidade das garras do...