O grande santo da Igreja, Tomás de Aquino, é conhecido também pela alcunha de "Doutor Angélico" porque em sua grandeza intelectual, realizou talvez o mais importante estudo acerca dos Santos Anjos e sobre a ação demoníaca. Tal análise constituiu-se um marco teológico justamente por causa da coerência com o dado revelado e a consonância com a própria reflexão filosófica e metafísica dele.
A meditação de Santo Tomás sobre os anjos e os demônios encontra-se na chamada Suma Teológica, sua obra prima, e pode ser localizada na parte em que se refere à Criação (exitus). Inicialmente ele se reporta aos anjos para, em seguida, falar sobre os demônios (I, q. 63 e 64). Existem outras questões importantes relacionadas ao tema em outras partes da sua vasta obra, as quais serão abordadas no decorrer do curso.
A propósito dos anjos, é correto dizer que foram criados por Deus, conforme se vê na profissão de fé do IV Concílio de Latrão, citado pelo Catecismo da Igreja Católica:
Deus criou conjuntamente, do nada, desde o início do tempo, ambas as criaturas, a espiritual e a corporal, isto é, os anjos e o mundo terrestre; em seguida, a criatura humana, que tem algo...