CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Demonologia

A reflexão de Santo Tomás de Aquino sobre a ação demoníaca

O grande doutor da Igreja, Tomás de Aquino, é conhecido também pela famosa alcunha de "Doutor Angélico", por empreender, em sua grandeza intelectual, o talvez mais importante estudo sobre os santos Anjos e a ação demoníaca.

É justamente essa reflexão teológica o tema da presente aula.

32

O grande santo da Igreja, Tomás de Aquino, é conhecido também pela alcunha de "Doutor Angélico" porque em sua grandeza intelectual, realizou talvez o mais importante estudo acerca dos Santos Anjos e sobre a ação demoníaca. Tal análise constituiu-se um marco teológico justamente por causa da coerência com o dado revelado e a consonância com a própria reflexão filosófica e metafísica dele.

A meditação de Santo Tomás sobre os anjos e os demônios encontra-se na chamada Suma Teológica, sua obra prima, e pode ser localizada na parte em que se refere à Criação (exitus). Inicialmente ele se reporta aos anjos para, em seguida, falar sobre os demônios (I, q. 63 e 64). Existem outras questões importantes relacionadas ao tema em outras partes da sua vasta obra, as quais serão abordadas no decorrer do curso.

A propósito dos anjos, é correto dizer que foram criados por Deus, conforme se vê na profissão de fé do IV Concílio de Latrão, citado pelo Catecismo da Igreja Católica:

Deus criou conjuntamente, do nada, desde o início do tempo, ambas as criaturas, a espiritual e a corporal, isto é, os anjos e o mundo terrestre; em seguida, a criatura humana, que tem algo...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos