Das ações do Demônio sobre o homem, a possessão é a mais espetacular e a que, por isso, atrai mais curiosidade. Alguns chegam mesmo a manifestar uma curiosidade mórbida e adolescente sobre o tema, a ponto de vasculhar a internet em busca de vídeos e de sons referentes à possessão demoníaca.
É sabido, no entanto, que a possessão não é o meio mais eficaz do Demônio perder as almas, mas sim a tentação, pois é através dela que o homem pode vir a cometer pecados e assinar a própria condenação. O Demônio, por mais poderoso que seja, não é capaz de acessar a liberdade humana, que é preservada por Deus.
Além disso, a tentação demoníaca nunca é maior que a força do homem em resistir nem que a graça divina que o assiste. E o homem, é bom constar, não está só nesta luta, mas conta também com a ajuda dos santos anjos. Santo Tomás de Aquino também explica na Suma Teológica que nem todo mal que atinge o homem vem do demônio, como também pode ser resultado da tentação da carne e do mundo [1]; ao contrário, todo bem que chega ao homem é, de alguma forma, proveniente da assistência ministerial dos anjos [2]. Portanto, a ação dos anjos bons na vida do homem é muito mais...