CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Demonologia

A possessão diabólica e suas características

Das ações do demônio sobre o homem, a possessão é a mais espetacular e a que, por isso, atrai mais curiosidade. Alguns chegam mesmo a manifestar uma bisbilhotice mórbida e adolescente sobre o tema, a ponto de vasculhar a Internet à procura de casos famosos de possessão.

Nesta aula, saiba em que consiste este fenômeno, quais as suas causas e os sinais para identificá-lo.

23

Das ações do Demônio sobre o homem, a possessão é a mais espetacular e a que, por isso, atrai mais curiosidade. Alguns chegam mesmo a manifestar uma curiosidade mórbida e adolescente sobre o tema, a ponto de vasculhar a internet em busca de vídeos e de sons referentes à possessão demoníaca.

É sabido, no entanto, que a possessão não é o meio mais eficaz do Demônio perder as almas, mas sim a tentação, pois é através dela que o homem pode vir a cometer pecados e assinar a própria condenação. O Demônio, por mais poderoso que seja, não é capaz de acessar a liberdade humana, que é preservada por Deus.

Além disso, a tentação demoníaca nunca é maior que a força do homem em resistir nem que a graça divina que o assiste. E o homem, é bom constar, não está só nesta luta, mas conta também com a ajuda dos santos anjos. Santo Tomás de Aquino também explica na Suma Teológica que nem todo mal que atinge o homem vem do demônio, como também pode ser resultado da tentação da carne e do mundo [1]; ao contrário, todo bem que chega ao homem é, de alguma forma, proveniente da assistência ministerial dos anjos [2]. Portanto, a ação dos anjos bons na vida do homem é muito mais...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos