É sabido que o modo ordinário da ação demoníaca é a tentação. Já a primeira maneira extraordinária de ele agir é a chamada obsessão que não deve ser confundida com a possessão, posto que diferentes.
Usando uma analogia é possível dizer que uma pessoa é como uma cidade murada que está sendo atacada. A possessão se dá quando o ataque consegue adentrar à cidade. A obsessão, por sua vez, é quando o inimigo assediou a cidade, sitiando-a, tentando, sem sucesso, invadi-la. O Padre Royo Marin, em seu livro "Teologia de la perfeccion cristiana", faz a seguinte consideração:
"A simples tentação é a forma mais corrente e universal com que Satanás exerce sua ação diabólica no mundo. Ninguém está isento dela, nem os maiores santos. Em todas as etapas da vida cristã a alma experimenta seus assaltos. Variam as formas, mudam os procedimentos, aumenta ou diminui sua intensidade, mas ela permanece constante ao largo de toda a vida espiritual. Nosso Senhor Jesus Cristo quis ser tentado também, para nos ensinar a maneira de vencer o inimigo de nossas almas.Mas, às vezes, o inimigo não se contenta com a simples tentação. Tratando-se sobretudo de almas muito elevadas, passando por...