CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Demonologia

As armas contra a obsessão demoníaca

Como discernir uma verdadeira "obsessão demoníaca" de uma doença psiquiátrica, como a histeria e a psicose? Quais os remédios para lidar concretamente com esse tipo de ação diabólica?

É o que você vai descobrir nesta aula de nosso curso de Demonologia.

73

Na aula passada o tema abordado foi a obsessão e suas formas. Nesta, será a terapia para ela. Em primeiro lugar, necessário se faz recordar o seu diagnóstico, ou seja, de que na esmagadora maioria dos casos a obsessão se dá, por permissão divina, para pessoas em elevado grau de santidade. Assim sendo, preliminarmente, o diretor espiritual dessa pessoa deve observar qual o perfil espiritual dela. Se existirem claros sinais de santidade ou de que ela se encontra num caminho de santidade, de fato, poderá ser uma obsessão.

Um segundo ponto é distinguir a obsessão da tentação. Para tanto, é salutar recordar que a tentação nem sempre é clara, no mais das vezes ela se confunde com as paixões pessoais, com o mundo, com a carne, até mesmo com o diabo, tudo junto. Os fatores não se excluem. Já a obsessão é claramente uma ação demoníaca. Além disso, deve ser levado em conta o perfil psicológico, até mesmo psiquiátrico da pessoa. Se existir um histórico de doença mental, a possibilidade de obsessão pode ser excluída, o que não significa que não haja ali uma ação demoníaca, mas não necessariamente uma obsessão.

As duas doenças psiquiátricas que devem ser analisadas no caso...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos