CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Demonologia

O exorcismo

Estritamente falando, o exorcismo é a oração feita para expulsar o demônio de uma pessoa possessa. Qual a atual disciplina da Igreja em relação a essa prática? É verdade que existe um ritual próprio para realizar essa oração? Quem pode fazê-la e que cuidados deve tomar nesse ministério?

São as perguntas a que Padre Paulo Ricardo responde nesta 10.ª e última aula de nosso curso de Demonologia.

54

A palavra “exorcismo", em sentido estrito, é uma oração que tem por finalidade interpelar o demônio para que seja expulso de uma pessoa possessa. A palavra pode ser usada de forma ampla, v. g., no rito do Batismo, antes do qual a pessoa se encontra debaixo de certo poder do demônio, ou quando se reza, privadamente, renunciando a Satanás ou pedindo a Deus que se seja liberto do demônio. Nesta aula, porém, o termo “exorcismo" tem um significado específico. Trata-se da oração para expulsar o demônio de um possesso.

Qual a disciplina atual da Igreja em relação ao exorcismo? [1] O Código de Direito Canônico prevê que “ninguém pode legitimamente exorcizar os possessos, a não ser com licença especial e expressa do Ordinário do lugar". E acrescenta que esta licença só pode ser concedida “a um presbítero dotado de piedade, ciência, prudência e integridade de vida" [2].

Essa disciplina da Igreja está limitada pelo território, já que tem que ver com a “licença (...) do Ordinário do lugar". Isso significa que um exorcista só tem a permissão de realizar o seu ministério dentro dos limites territoriais da diocese na qual ele foi autorizado. Assim, diante do caso de um...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos