Estamos no fim do curso, que termina com gostinho de quero mais, e deixamos para o final a fonte que guiou o nosso itinerário: o Papa São João Paulo II e seus escritos, entre os quais o famoso livro Teologia do Corpo, conjunto de catequeses do início do seu pontificado, além de outros documentos e encíclicas. Os escritos de João Paulo II foram abundantíssimos, e graças a Deus vários estudiosos como, por exemplo, David Delaney, dedicaram-se a encontrar neles o fio da meada.
Publicado em 2023, o livro de Delaney se intitula Viri dignitatem (“A dignidade do homem”), em alusão à Encíclica Mulieris dignitatem (“A dignidade da mulher”), do próprio João Paulo II. O subtítulo é Personhood, Masculinity, and Fatherhood in the Thought of John Paul II (“Pessoalidade, masculinidade; paternidade no pensamento de João Paulo II”). Outro livro também importante é The Three Marks of Manhood: How to be Priest, Prophet and King in your Family (“Os três selos da virilidade: Como ser sacerdote, profeta; rei na família”), escrito por Dilsaver.
Pois bem, como construir a paternidade, que é de certo modo uma forma de liderança? Em primeiro lugar, ninguém é pai sem ter sido filho, ao...









