Começamos este breve curso sobre pedagogia cristã. Para algumas pessoas, as palavras “pedagogia” e “cristã” podem parecer incompatíveis, mas, desde já, deixamos claro: nós, cristãos, somos os verdadeiros pedagogos, o resto é apenas imitação. Pedagogia raiz é a do cristianismo, o resto é “Nutella”.
Isso porque o cristianismo é o primeiro projeto pedagógico universal da história. Movimentos pedagógicos anteriores, como os de Sócrates, Platão, Aristóteles e Confúcio, eram restritos a seus discípulos ou tinham o objetivo de formar funcionários para o estado. Mas, quando Jesus disse “Ide, pois, e ensinai todos os povos”, Ele estabeleceu um projeto pedagógico que abrange toda a humanidade. A Igreja, portanto, não apenas recebe a educação, mas objetivamente a criou como um projeto universal.
Com efeito, os próprios historiadores, como Henri-Irénée Marrou e o brasileiro Rui Nunes, reconhecem unanimemente que foram os católicos que inventaram as escolas. Criamos as escolas paroquiais, catedrais e monásticas. Por isso, precisamos compreender o projeto pedagógico da Igreja para restaurar a razão e a sensatez em um mundo educacional que se tornou insensato.
Mas do...