CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Como Educar os Filhos para o Céu

O naturalismo na educação

Na raiz das propostas pedagógicas que desconsideram o pecado original no ser humano, está uma espécie de naturalismo, que vê o homem como sendo naturalmente bom e perfeitamente ordenado.

355

Seguimos com a exposição do nosso curso sobre os princípios da pedagogia cristã — mas poderíamos dizer pedagogia católica, porque fomos pioneiros nesse campo. Na aula passada, abordamos a realidade do pecado original, um ponto fundamental para o entendimento da educação do ser humano. Para educar o homem, é preciso considerar sua natureza, composta de corpo e de alma, e o projeto da graça de Deus, que nos chama à vida eterna. Entretanto, não podemos ignorar a desordem causada pelo pecado original, um problema insolúvel para muitas pessoas — só explicado pela fé católica. Um exemplo dessa desordem é a revolução sexual: enquanto os animais satisfazem-se em atender ao instinto natural, o ser humano permanece insaciável, o que evidencia essa desconfiguração da natureza.

Cristãos ou não cristãos, todos percebem o problema da condição humana, mas são poucos aqueles que sabem a resposta para o problema. Nós, católicos, compreendemos que fomos criados bons, porém afetados pelo pecado original. Diferente da visão protestante, que vê o homem como irremediavelmente corrompido; e da visão otimista pagã, que o considera naturalmente bom, a doutrina católica ensina que a natureza...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos