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Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
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História da Missa

Enriquecimento da Missa na Idade Média

Quando um corpo é invadido por um vírus, ele produz anticorpos contra ele: eis o crescimento natural de qualquer organismo vivo. À medida que foram surgindo heresias, também a Igreja foi produzindo “anticorpos”, dogmáticos e rituais — tudo para manter a própria saúde e preservar a fé de seus filhos.

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Nas últimas aulas, estudamos a parte central da liturgia romana, que é o Cânon, ou Oração Eucarística I — segundo a reforma decorrente do Concílio Vaticano II. Trata-se, como vimos, da única oração eucarística que o rito romano preservou e utilizou por séculos e séculos. E é importante lembrar deste fato porque é justamente isso, essa exclusividade e durabilidade, o que justifica o nome de Cânon. Era o Cânon exatamente a norma, a oração normativa. 

Dando prosseguimento, vamos agora falar de uma outra fase do já tantas vezes mencionado desenvolvimento orgânico da liturgia. Podemos dizer que o rito latino atravessou três grandes períodos ou fases fundamentais: o período de formação; a construção da identidade; e o embelezamento. 

Já tratamos largamente dos dois primeiros: vimos como o rito foi sendo conformado com base em tradições judaicas, atos e palavras do próprio Cristo e tradições apostólicas; depois analisamos o processo de latinização e o estabelecimento das balizas daquilo que entendemos por rito romano, processo que culminou no pontificado de São Gregório Magno, responsável por fixar o núcleo litúrgico daquilo que podemos chamar a Missa...

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