CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Missa

O que é liturgia?

A história mostra que não existe um Missal propriamente “tridentino” ou “de Pio V”. O que o Concílio de Trento e São Pio V fizeram foi simplesmente acolher e promulgar, para toda a Igreja latina, um desenvolvimento orgânico da liturgia, que remonta aos próprios Apóstolos.

1012

É com grande alegria que iniciamos o segundo módulo do curso A Batalha dos Missais.

Conforme já vimos, há de fato uma disputa, uma polêmica em torno do Missal antigo, dito de Pio V, e do Missal elaborado na reforma litúrgica durante o pontificado de Paulo VI.

No módulo passado, nós nos dedicamos a esclarecer, antes de mais nada, qual é o fundamento, qual é a lex credendi, a lei da fé, a baliza que deve orientar qualquer discussão em torno da liturgia católica. E, nesse esforço, nos apoiamos, não só, mas principalmente, no Concílio de Trento, pois nele há um dogma estabelecido sobre a matéria.

Feito isso, uma vez estabelecidas as bases, uma vez explicada qual é a nossa lex credendi, podemos, neste módulo, tratar da lex orandi. Vamos falar, em resumo, sobre como se deu o desenvolvimento da liturgia da Santa Missa, da Igreja primitiva até o Vaticano II, e, por essa razão, trataremos fundamentalmente do Missal antigo.

O objetivo é explicar as características desse Missal para além de um ponto de vista estático, que toma como único objeto de observação sua versão editada no ano de 1962. No fundo, vamos entender que não existe um Missal de Pio V, mas um...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos