CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Missa

O centro da Missa é Deus

Os muçulmanos rezam voltados para Meca; os judeus, voltados para Jerusalém; nós, cristãos, rezamos voltados para o Oriente, para “o Sol nascente que nos veio visitar”. Essa orientação litúrgica é de origem apostólica e foi observada desde o princípio pelos discípulos de Cristo.

920

Dando prosseguimento ao nosso curso, vamos continuar os estudos de nossa lex orandi. Conforme já dissemos, no primeiro módulo colocamos em foco aquilo que é a nossa lex credendi, o dogma. Neste módulo, o enfoque está na liturgia.

A relação entre a lex credendi e a lex orandi é a seguinte: a lex orandi, ou seja, a liturgia, como que envolve e protege o sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo. A liturgia existe para que vivamos o sacramento. Isso significa que não adianta apelar a um essencialismo maluco e dizer que basta a um padre pegar um pão, um vinho e celebrar a Missa, onde quer que esteja. Evidente que mesmo o padre boiando em alto mar o sacramento é válido; contudo, é evidente também que isso desrespeita absolutamente a forma milenar com que a Igreja realiza o seu culto.

Vimos, na última aula, que existe uma estrutura apostólica da Missa, formada por duas partes fundamentais: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística, a primeira derivada do culto sinagogal, a segunda herdada pelos Apóstolos do próprio Cristo. A primeira parte, vale reforçar, também chamada Missa dos catecúmenos, tinha um caráter mais missionário e era voltada para o povo;...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos