CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Esta aula é restrita aos assinantes
Quero assinarJá sou assinante
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Missa

Duas partes imutáveis da Missa

No edifício da liturgia católica há uma estrutura divino-apostólica, que a Igreja não tem o poder de modificar. Trata-se da divisão da Missa em duas partes: a “dos catecúmenos” e a “dos fiéis” ; ou, como se convencionou chamar mais recentemente, a liturgia da palavra e a liturgia eucarística.

imprimir

Como vimos na aula passada, neste segundo módulo do curso A Batalha dos Missais vamos estudar o desenvolvimento orgânico da liturgia católica. Ou seja, veremos como a semente, plantada por Cristo, regada e cultivada pelos Apóstolos, foi se desenvolvendo lentamente ao longo dos séculos e se manteve a mesma até as vésperas do Concílio Vaticano II — após o qual, embora a substância daquela semente se preservasse, é possível notar alguns aspectos de ruptura. 

A estrutura da Missa traçada no Novo Testamento

Devemos então partir do Novo Testamento, pois ali já conseguimos notar uma estrutura divino-apostólica da Missa, estrutura que, dada a sua origem, não pode ser alterada.

Há algo, portanto, que está na estrutura fundamental da liturgia e que a Igreja não pode modificar, pois é herança do tempo dos Apóstolos. Essa estrutura é a divisão da Missa em duas partes: a Missa dos catecúmenos e a Missa dos fiéis; ou, como se convencionou chamar mais recentemente: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística.

A prova de que essa é a estrutura fundamental da Missa, recebida diretamente dos Apóstolos, está no fato de que podemos observá-las em todos os ritos...

Seja família conosco
Inscreva-se
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 44 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora