CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Missa

Duas partes imutáveis da Missa

No edifício da liturgia católica há uma estrutura divino-apostólica, que a Igreja não tem o poder de modificar. Trata-se da divisão da Missa em duas partes: a “dos catecúmenos” e a “dos fiéis” ; ou, como se convencionou chamar mais recentemente, a liturgia da palavra e a liturgia eucarística.

43

Como vimos na aula passada, neste segundo módulo do curso A Batalha dos Missais vamos estudar o desenvolvimento orgânico da liturgia católica. Ou seja, veremos como a semente, plantada por Cristo, regada e cultivada pelos Apóstolos, foi se desenvolvendo lentamente ao longo dos séculos e se manteve a mesma até as vésperas do Concílio Vaticano II — após o qual, embora a substância daquela semente se preservasse, é possível notar alguns aspectos de ruptura. 

A estrutura da Missa traçada no Novo Testamento

Devemos então partir do Novo Testamento, pois ali já conseguimos notar uma estrutura divino-apostólica da Missa, estrutura que, dada a sua origem, não pode ser alterada.

Há algo, portanto, que está na estrutura fundamental da liturgia e que a Igreja não pode modificar, pois é herança do tempo dos Apóstolos. Essa estrutura é a divisão da Missa em duas partes: a Missa dos catecúmenos e a Missa dos fiéis; ou, como se convencionou chamar mais recentemente: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística.

A prova de que essa é a estrutura fundamental da Missa, recebida diretamente dos Apóstolos, está no fato de que podemos observá-las em todos os...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos