CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Igreja e o Mundo Moderno

Os grandes períodos da história mundial

Uma série de conflitos ideológicos abalou a tarefa educacional que cabia à Igreja Católica até o fim da Idade Média. As consequências disso para a humanidade foram trágicas: a religião tornou-se "assunto privado" e a paz mundial começou a ser estabelecida por meio de acordos políticos.

Com a Primeira Guerra Mundial, porém, os homens perceberam que tratados não são suficientes para assegurar a harmonia entre os povos; seria preciso uma autoridade mundial. Mas quem poderia exercer essa autoridade em um mundo secularizado e hostil à religião?

03

Um aviso prévio. Em nossos dois primeiros cursos de História da Igreja, falamos a respeito dos principais assuntos da vida eclesiástica, com base na ótima bibliografia dos mais respeitados historiadores da Igreja e no perene ensinamento do Magistério e dos santos daqueles dois períodos. Tratou-se, portanto, mais de uma exposição de fatos concretos que de uma reflexão pessoal.

Agora nossa abordagem será um pouco diferente. Dada a sua complexidade, o período que iremos tratar desta vez exige uma chave de leitura, por assim dizer, que permita ao estudante compreender as causas de uma era que desestabilizou tudo o que havia sido construído pela civilização até o momento. É na civilização moderna que surgem os primeiros acenos de um "governo mundial" e da chamada "laicidade do Estado". Assim, neste curso, queremos oferecer ao aluno muitas de nossas reflexões pessoais sobre as origens do mundo moderno, com base, é claro, em documentos primários, e convidá-lo a aprofundar-se nos seus estudos à procura da verdade. Nossa tarefa será a de guiá-lo e ajudá-lo a compreender os nexos entre cada acontecimento.

Os cinco períodos da civilização. Até o surgimento do Império...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos