O advento do poder econômico provocou uma mudança substancialmente grave no propósito da educação, como também nos objetivos familiares. Na Idade Média, as famílias procuravam na Igreja os meios educacionais corretos para levarem seus filhos ao Céu. Após a Reforma Protestante, as escolas passaram a formar apenas bons cidadãos. E, hoje, com a idolatria materialista, os esforços dos pais estão focados apenas no bem-estar mundano.
Talvez você não consiga perceber as consequências disso imediatamente e até ache um exagero de nossa parte. Afinal de contas, quem pode ser mais virtuoso que um pai ou mãe esforçados, que trabalham intensamente para garantir uma boa faculdade aos seus filhos e os privar do sofrimento desse mundo?
Grande parte dos católicos atuais acha que a única coisa realmente necessária nesta vida é oferecer aos filhos uma boa condição financeira. Assim, dedicam-se quase que loucamente ao trabalho, demonstrando até muitas virtudes humanas como a temperança, a honestidade nos negócios, a fidelidade à esposa etc. Eles pensam: "Eu preciso dar uma boa faculdade para meus filhos, uma casa confortável, computador, tablets..." Por isso, também não querem ter...