CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Igreja e o Mundo Moderno

De Magistris (I): o que significa educar?

A Igreja não quer mais ensinar, eis o grande problema do mundo moderno. Por isso, é urgente que redescubramos essa vocação cristã para levarmos a humanidade à contemplação da verdade.

Nesta aula, iniciaremos o estudo de dois textos importantes para o Magistério da Igreja: o De Magistro, de Santo Agostinho, e os comentários de Santo Tomás de Aquino a esse texto, presentes nas suas Quaestiones Disputatae.

31

No período da Idade Média, os alunos das escolas monásticas sabiam que teriam de estudar a vida toda se quisessem adquirir a sabedoria. Isso apenas mudou com a invenção do diploma, o qual levou a Igreja a abandonar seu projeto educacional pouco a pouco. Quem compara os textos de Pio XI sobre a educação ao modelo educacional medieval é capaz de identificar a grande diferença entre um estilo e outro. A encíclica Divini Illius Magistri defende a autonomia da Igreja como docente da humanidade, mas esta docência se apresenta muito aquém do projeto que se praticava no período de Santo Agostinho a Santo Tomás de Aquino. E se já na década de 1930 a tarefa educacional da Igreja estava em crise, hoje encontra-se em uma situação ainda pior.

Que fazer?

Em primeiro lugar, é preciso que voltemos à fonte de tudo. Por que a Igreja deve ensinar alguma coisa ao homem? Essa resposta pode ser encontrada nas próprias palavras de Cristo: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi" (Mt 28, 19-20). Com este discurso antes de sua ascensão, Jesus mostrou aos discípulos a necessidade de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos