CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Igreja e o Mundo Moderno

A monarquia eclesiástica do Romano Pontífice

Que modelo político poderia ser adotado pelas nações para afastar a ameaça de um "governo mundial", como o que é proposto pela ONU?

A resposta para essa pergunta foi dada por ninguém menos que um teólogo: São Roberto Belarmino. Refletindo sobre a estrutura da Igreja Católica, tal como fundada por Jesus Cristo, esse grande pensador demonstrou em que consiste o governo mais perfeito e, com isso, apontou o caminho para a verdadeira paz no mundo.

12

No decorrer destas aulas sobre a Igreja e o mundo moderno, vimos que a manutenção da paz foi uma preocupação constante para as civilizações de todas as épocas. De maneiras diferentes, elas encontraram um meio mais ou menos eficaz de assegurar a harmonia entre os povos, embora esses meios nem sempre tenham sido os mais justos e honestos. No caso do Império Romano, por exemplo, eram o poderio militar e a política do "pão e circo" que continham os motins dos mais rebeldes. Na Idade Média, por outro lado, a Igreja desenvolveu um esquema fundamental de educação para as virtudes heroicas e para a santidade, de modo que os homens passaram a olhar-se como irmãos.

Infelizmente, após a criação das universidades e da Reforma Protestante, esse esquema acabou ruindo, fazendo com que a fé cristã saísse de cena e se transformasse, por causa da visão laicista da época, em um símbolo do atraso e da guerra. Doravante, a paz passou a ser garantida por meio de frágeis acordos políticos até que, depois das duas grandes guerras, chegássemos à atual solução do "governo mundial".

Vimos também que esse "governo mundial" necessita de um método de educação dedicado à...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos