Reverendíssimo Padre Paulo, 

O apóstolo São João, ao falar sobre a virtude da caridade, diz que "no amor não há medo. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o medo, pois o medo implica castigo, e aquele que tem medo não chegou à perfeição do amor" (1 Jo 4, 18). E Santo Agostinho, para ilustrar a diferença entre essas duas atitudes, explica que "uma coisa é o desejo do prêmio, e outra, o medo dos suplícios. Uma coisa é dizer: 'Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face?' (Sl 138, 7); outra é dizer: 'Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.' (Sl 26, 4), ou ainda: 'Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor!' (Sl 83, 3)." [1]

"Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor!" – Essas palavras do Salmista representa bem qual deve ser a nossa atitude neste mundo. Toda a nossa existência precisa ser vivida com o olhar fixo em Deus, em uma espera amorosa pela vida eterna e por contemplar a Sua face.

Este tem sido o constante ensinamento do senhor nesses últimos anos, padre. "Quem quer que deseje trilhar o caminho da santidade não deve se contentar com a senda do temor". Não se pode passar pela "primeira conversão" e ficar estacionado na vida espiritual. Não dá para se contentar com uma vida "mais ou menos" cristã ou com uma espiritualidade tíbia e frouxa. É preciso ir para águas mais profundas (cf. Lc 5, 4), entrar numa estreita relação de amor e intimidade com Deus, partir à "segunda decolagem". Porque, afinal, todos somos chamados à santidade,a tomar de assalto a nossa vida espiritual, a viver a nossa altíssima vocação para o Céu, para a comunhão com Deus.

Essa grande "mudança de rota" que o senhor vive e que o site experimenta tem sido muito importante para nós, que somos seus filhos espirituais. Afinal, padre, a coisa mais importante que temos é a nossa alma e a única coisa de que precisamos verdadeiramente é amar a Deus. Foi o que Jesus ensinou, quando disse: "De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder a sua alma?" ( Mt 16, 26).

É também esta a única coisa que o Senhor espera ouvir dos lábios dos Seus sacerdotes. Não importa, padre, que o senhor repita uma, duas ou mil vezes os mesmos ensinamentos. Não desanime nunca em sua missão de evangelizar, porque o Sagrado Coração de Jesus pulsa de alegria quando vê um coração sacerdotal que se consome de amor por Ele.

Neste dia em que o senhor celebra o aniversário de sua ordenação sacerdotal, queremos renovar o nosso agradecimento por sua vida e por sua entrega diária e constante no altar de Cristo. Que o senhor continue com perseverança no caminho do amor e da santidade, sem nunca se cansar de ensinar a nós, seus filhos espirituais, aquela que é a única coisa necessária (cf. Lc 10, 42): amar a Deus e cumprir a Sua santa vontade.

Referências

  1. De Sancta Virginitate, 38 (PL 40, 418-419).

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos