CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Homilia Dominical
17 Jun 2016 - 25:49

A segunda conversão

Chegou a hora, e é agora, de Deus operar uma "segunda conversão" na sua vida. Talvez você já seja católico, professe a fé da Igreja e até tenha deixado a vida de pecado para trás. Hoje, porém, Deus tem "algo mais" a pedir de você.
0:00 / 00:00
Homilia Dominical - 17 Jun 2016 - 25:49

A segunda conversão

Chegou a hora, e é agora, de Deus operar uma "segunda conversão" na sua vida. Talvez você já seja católico, professe a fé da Igreja e até tenha deixado a vida de pecado para trás. Hoje, porém, Deus tem "algo mais" a pedir de você.
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
9, 18-24)

Certo dia, Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: "Quem diz o povo que eu sou?"

Eles responderam: "Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou".

Mas Jesus perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?"

Pedro respondeu: "O Cristo de Deus".

Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia".

Depois Jesus disse a todos: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará".

*

No Evangelho deste domingo, Jesus Cristo chama os Seus discípulos a fazerem uma "segunda conversão".

Diferentemente da multidão, que falava d'Ele como de "algum dos antigos profetas" (v. 19), a profissão de fé do Apóstolo Pedro mostra que aqueles homens sabiam haver "algo mais" em Cristo. Para eles, Jesus de Nazaré não era um simples pregador humano, mas o próprio "Cristo de Deus" (v. 20).

Ao fim do texto proclamado na liturgia de hoje, no entanto, Cristo convida cada um dos discípulos fiéis a dar um passo a mais, a fim de fazer morrer o seu amor próprio: "Se alguém me quer seguir", Ele diz, "renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me" (v. 23).

O que está escrito no texto de São Lucas não está escrito para registrar um evento histórico, mas para comunicar a vontade de Deus a cada ser humano. Por isso, o apelo de Cristo também pode ser formulado assim: "Se você me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me".

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.