CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

A guerra interna que nos adoece

Os católicos tíbios, além de não progredir espiritualmente, vivem numa constante guerra interior, pois conhecem a verdade e sabem o bem que deveriam buscar, mas deixam-se conduzir pelas paixões e pela afeição ao pecado, tornando-se escravos de suas mazelas. Eis um cenário propício para o adoecimento.

Texto do episódio
82299

Entre os recém-convertidos, que vivem o entusiasmo de seu encontro pessoal com Cristo, e aqueles que já conseguiram se firmar na vivência das virtudes mesmo sem ter consolações, estão os católicos que se entregaram à tibieza e não se esforçam por progredir na vida espiritual. Estes vivem numa constante guerra interior, pois conhecem a verdade e sabem o bem que deveriam buscar, mas deixam-se conduzir pelas paixões e pela afeição ao pecado, tornando-se escravos de suas mazelas.

Esse cenário de frequentes quedas e recomeços é um terreno propício para abandonar a verdade e conformar-se com o erro; ou, então, cair em profunda tristeza por não conseguir conformar a vida à verdade conhecida. No entanto, é possível, sim, travar essa batalha interior sem cair no relativismo nem no adoecimento, e abraçar um verdadeiro processo educacional para o domínio de si mesmo.

Esses e outros temas serão abordados pelo Padre Paulo Ricardo na aula aberta desta terça-feira, 3 de dezembro, às 21 horas.

O que achou desse conteúdo?

82
299
Mais recentes
Mais antigos


JA
Juliana Antunes
8 Mar 2025

Padre, poderia fazer um curso sobre como crescer nas virtudes? Quais são as virtudes, e como superar as paixoes? 

Responder
CS
Cátia Sampaio
15 Fev 2025

Amêm! Deus seja louvado! Aula maravilhosa!

Responder
PS
Paulo Silva
29 Jan 2025

O abismo de diferença entre o Pedro que traiu Jesus e o Pedro que pede para aguentarmos qualquer sofrimento por amor a Cristo.

Responder
JF
Jorge Fernandes
21 Jan 2025

Um testemunho: durante anos a fio tive essa dificuldade de ficar em cima do muro, de não me decidir de cheio a largar o pecado, nutrindo amizades, indo a lugares não indicados etc. A prática que mais me ajudou (e tem ajudado) a me comprometer a largar 100% o pecado foi a de rezar o santo rosário inteiro (3 terços), meditando bem os mistérios. Recomendo a todos que querem ser tornar temperantes.

Responder
JL
José Leme
17 Jan 2025

Acho que os ensinamentos do Pe.Paulo Ricardo, são 95%incontestáveis e educativos religiosamente.Os 5% ficam a cargo de seus detalhes qto à virtude quando se trata de sexo.A começar pelos 10 mandamentos de Deus a MOISÉS, foram alterados ,pelos Concílios de homens ,que com certeza usaram dos seus “LIVRE ARBÍTRIO “.La não está escrito no 6.o mandamento que pecar contra a castidade é pecado.Ai iniciam os problemas para a humanidade que não é nem santa nem constituída de membros da igreja(papa, cardeais, bispos, padres …etc, Sim …aos que fazem o juramento de ser casto, e de ser celibatário , pecam dolosamente na área sexual.Mas os demais mortais também tem direito ao LIVRE ARBÍTRIO,e seguir as orientações de Deus ,que nos diz :amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo , constitui a síntese dos 10 mandamentos e não tomar O ASSUNTO SEXO como síntese de 10.São Paulo  enumerou no Novo testamento 17 pecados graves e eu acrescento : 1- adultério ,2-luxuria,3-nao cobiçar a mulher ou o homem do próximo ,4-Pedofilia,5-sexo entre pais e filhos ,6-sexo com animais,7-sexo violento ,8-sexo contra a vontade do outro,9-pornografia, esses sim devem ser tidos como pecado mortal.Nao existe maior experiência de vida sexual ,a não ser dos míseros humanos não membros da igreja !Ser pai é ser puro sexualmente , jamais será sentido ou vivido p.ex.por um padre.Por isso acho que qdo se fala em pecado deveríamos nos ater mais nos outros 9 mandamentos doque ficar repicandobsobre paixões

Responder
CS
Claudia Silveira
6 Jan 2025

Muito importante essa explanação Padre Paulo e serve para ficarmos atentos às nossas  atitudes e comportamentos. Que Deus o abençoe sempre! 

Responder
TB
Thaís Breysse
15 Dez 2024

Obrigada, Padre Paulo!!! Amo o senhor e serei eternamente grata por todo o apostolado do senhor. O senhor poderia fazer um curso sobre as camadas da personalidade do Professor Olavo de Carvalho?

Obrigada!

Responder
JS
José Scherer
15 Dez 2024

Excelente aula, que claramente, nos apresenta que cairemos no caminho, porém a Graça nos ajudará a vencer! Obrigado Padre Paulo Ricardo.

Responder
NB
Norma Benedette
12 Dez 2024

Maravilha de didática 

Responder
BG
Bruno Greghy
12 Dez 2024

Um absurdo isso de querer colocar a santidade ao alcance de todos...

2
Responder
TG
Tiago Gondim
11 Dez 2024

sensacional! 

Responder
VS
Vitor Silva
11 Dez 2024

Que aula! Que Deus nos faça santos!

Obrigado, Pe. Paulo Ricardo!

Deus seja louvado!

Responder
TL
Talita Lima
11 Dez 2024

Essa aula foi muito providente para mim! Louvado seja Deus por ser ministério, Pe. Paulo. 

Responder
L
Laura
11 Dez 2024

🕯️🕯️🤰🏻

Responder
MO
Marcos Oliveira
10 Dez 2024

Paz de CRISTO e no Amor de Maria.

Crescimento espiritual nos liberta dos desejos 🙏🙏🙏

Responder
MB
Maria Baia
9 Dez 2024

Amém! Sinto-me Abençoada por vós, Amado Padre! Sim! vossos Ensinamentos, “são luz para meus olhos, e lâmpada para os meus pés!”

Dou Graças e Louvores a nosso Senhor Jesus, por vosso santo sacerdócio! Amém! Muito Obrigada!🌹

Responder
SL
Sueleni Leite
8 Dez 2024

É tremendo! Que Deus nos ajude a não entrar nessa neurose. A devoção a Virgem Maria me ajuda muito. Que possamos amadurecer e descomplicar a nossa vida de fé. Obrigado Padre Paulo Ricardo,seus ensinamentos são maravilhosos!❤️

Responder
SS
Sônia Silveira
8 Dez 2024

Bia tarde, estou em constante batalha, pedindo a Deus que não deixe me afastar  senhor, para ter um bom entendimento, e me livre das tentações.

Responder
PT
Priscila Terra
8 Dez 2024

Padre Paulo a sua Benção 

tenho aprendido e meditado todos os dias que o Espírito Santo toque a minha consciência e convide a minha vontade para que eu nunca desista , para que eu sempre esteja na batalha para que um dia estejamos juntos no céu 

Responder
MN
Magda Neves
7 Dez 2024

Bom dia! Padre. Eu estou a missa todos os domingos. Mais eu me confessei. Foi muito importante p mim. Pois aliviou meu coração. Hoje participo mais. Procuro entender a importância da confissão, da Eucaristia. Pq um tempo atrás na minha infância e adolescência. Participei pq minha mãe levava. Minha avó materna participava muito da Igreja. Quando me casei me afastei por conta do marido. Hoje sou separada. Infelizmente por causa de bebida que ele até hoje não largou do vício. Eu sigo só com Deus. E hoje participo das novenas, do cerco de jericó. Está sendo maravilhoso esse encontro com Deus. Os conteúdos enriquecem e alimenta nossa caminhada com Cristo. Gratidão Padre. 

Responder
FM
Flavia Mezquita
6 Dez 2024
(Editado)

Meu marido se apostatou e agora fica me infernizando a vida que estou obcecada Indo em missas diarias que me lavaram o cerebro EU falei sempre fui catolica sempre de missas VC que se deviou o homem depois de 25 anos de casados Socorro meu Deus 😭 queria participar de tudo na igreja mais o homem nāo deixa  retiro nem pensar ,ai p nāo brigar perto dos ninhos fico caladinha ,mais sabado passado explodi e quebrei o pau Socorro,ta louco o homem meu Deus tinha que ter pedido a Sāo José um bom marido ,ele era mais desde do começo do ano se apostatou.so passo em oraçāo 🙏p ver se ele entrar em razāo hoje coloquei azeite exorcisado na salada dele 🙏muito lindo ser catolica.

2
Responder
AT
Ari Teixeira
6 Dez 2024

Precisamos orar sempre pelo Pe Paulo. Quanta perseguição esse santo deve sofrer, quantos anjos maus querem a sua derrocada!?

Bendito é o Senhor pelo teu apostolado, padre! O grande pároco do Brasil! O senhor tem levantado muita gente. Que Deus lhe dê sempre sabedoria e fortaleza. Não tem como não te amar!

Responder
AM
Antonio Miller
5 Dez 2024

Obrigado, padre Ricardo.  Que o Senhor ilumine ainda mais teu entendimento e ensinamentos. 

Responder
M
Mirian
5 Dez 2024

Muito obrigada, padre. Estou adorando as aulas. Ansiosa pelas próximas!

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos