CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
838

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 12, 8-12)

 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

No Evangelho de hoje, Jesus diz claramente aos discípulos que eles devem enfrentar os fariseus e dar testemunho verdadeiro da fé para serem salvos. 

O ato de testemunhar a fé é constitutivo do cristianismo. O próprio Jesus, quando subiu ao Céu, disse: “Ide e fazei discípulos”, o que muitos cristãos, durante vinte séculos, fizeram, indo mundo afora para converter a todos. É uma dinâmica necessária ao próprio cristianismo dar testemunho de Jesus, mesmo que isso custe a vida.

Quando deixamos de testemunhar e evangelizar, evitando que outros se convertam, tornamo-nos menos cristãos. Por isso, é necessário que o católico, leigo, religioso ou monge de clausura, seja missionário. Santa Teresinha, por exemplo, era missionária, apesar de não sair do Carmelo de Lisieux, pois trazia no coração a necessidade de testemunhar Nosso Senhor para que outros conhecessem a verdade do Evangelho e acreditassem na fraternidade maravilhosa que tem a Deus como Pai, a Cristo como irmão e ao Espírito Santo como amor que nos une a todos os membros do Corpo de Cristo, a Igreja. 

Esse é o projeto de Deus para nós. No entanto, há um “vírus” introjetado em nossa sociedade que impede os cristãos de testemunhar a fé. É a ideia de que evangelizar é invadir a privacidade alheia, ser pouco tolerante, agredir a sensibilidade dos que não creem em Cristo. Esse “vírus” maléfico é capaz de destruir o cristianismo, por isso não devemos aceitá-lo. No dia em que nós pararmos de testemunhar nossa fé em Cristo, estaremos espiritualmente mortos.

Nesse sentido, temos já diagnosticada a doença que aflige o Ocidente. Por que em tantos países diminui cada vez mais o número de cristãos? Porque estes deixaram de ser missionários. A Europa, que no passado enviou missionários aos milhares para evangelizar o mundo, é hoje o berço do “politicamente correto” e do laicismo mais extremo.

Até quando vamos dormir e deixar que os outros venham roubar a nossa identidade? Se nós, católicos, não formos evangelizadores, o mundo nos corromperá e mandará seus “missionários” para arrancar a fé de todos.

Então, para não entrarmos no caminho da morte, peçamos a Deus que nos dê força e sabedoria para enfrentar esta sociedade doentia e, como verdadeiros missionários, testemunhar a fé em Jesus Cristo.

O que achou desse conteúdo?

8
38
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos