CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Em Cristo, o Céu e a terra se tocam

Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é aquela escada que Jacó viu em sonhos na cidade de Betel. Peçamos a Maria Santíssima, a graça de vermos gerado em nosso coração Aquele que foi o verdadeiro Filho de seu ventre imaculado.

Texto do episódio
60

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
(Jo 1,43-51)

Naquele tempo, Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Em seu primeiro encontro com Natanael, Jesus apresenta-se como chave de leitura de uma passagem enigmática do Antigo Testamento, a do sonho que teve Jacó em Betel, onde viu uma escadaria a unir céus e terra e sobre a qual subiam e desciam os anjos do Senhor.

Naquele mesmo lugar, séculos mais tarde, será construído o Templo de Jerusalém, a casa terrena do Deus de Israel. Tudo isso era imagem e profecia, cumprida em Jesus Cristo, no qual se dá a união mais estreita possível entre o Céu e a terra, entre o divino e o humano. Ele é o próprio Filho de Deus, por cuja adorável Pessoa foi assumida a humanidade santíssima que o Espírito Santo formou no seio da sempre Virgem Maria. Ele, o verdadeiro Mediador e sumo Pontífice, uma só Pessoa subsistente em duas naturezas, unidas sem confusão, distintas mas inseparáveis, cada uma com o que lhe é próprio.

O Filho de Deus tornou-se filho de homem, feito “escadaria” sobre a qual sobem e descem os anjos do Céu. Aquele que, gerado desde toda a eternidade pelo Pai e nascido no tempo por obra do Espírito Santo das entranhas puríssimas da Virgem Mãe, nasceu para nós na noite de Natal e deseja ser gerado pela graça em nossos corações, que hoje lhe queremos oferecer em sinal de gratidão pelos benefícios de sua humildade e rebaixamento.

O que achou desse conteúdo?

6
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos