CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
242

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 16, 24-28)

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.

Celebramos hoje, com grande alegria, a Memória de São Domingos de Gusmão, grande propagador do Rosário de Nossa Senhora. 

O Rosário foi colocado por nossa Mãe Santíssima como uma arma na mão de São Domingos, que pregava contra a heresia dos cátaros — a qual negava que Deus havia se feito carne. Para eles, existiam dois princípios: o espiritual, que era bom, e o material, que era mau. Desse modo, os cátaros não acreditavam que Deus, Sumo Bem, pudesse se fazer matéria e assumir uma humanidade. 

Então, rezando a Ave-Maria, que é a saudação angélica que antecede o mistério da Encarnação — pelo qual Deus que se fez carne para nos salvar e nos amar —, São Domingos de Gusmão pregou contra essa heresia, resgatando muitas almas que haviam naufragado na fé. 

Alguns podem pensar: “Mas não é intolerante querermos condenar as pessoas por causa de suas ideias?”. Ora, o problema é que as pessoas, no tempo atual, não se dão conta de que existem ideias nocivas e assassinas. Os cátaros faziam com que toda uma população ficasse longe dos Sacramentos, apresentando-os como prejudiciais; e, assim, todo o sistema sacramental estava sendo “jogado fora”, e as pessoas perdiam a fé, como São Pedro ao tentar caminhar sobre as águas. 

No entanto, da mesma forma que Jesus estendeu a mão e segurou Pedro, que afundava nas águas, a Virgem Maria resgatou da heresia uma multidão por meio do Santo Rosário, que São Domingos e a Ordem dos Dominicanos rezaram e pregaram com fervor. Eles, mostrando ao povo a fé reta, combatendo as heresias e conduzindo as pessoas à devoção tão simples e salutar do Santo Rosário de Nossa Senhora, salvaram milhares de almas do Inferno. 

Por isso, mais do que nunca, devemos estabelecer em nossa vida a devoção ao Terço diário, meditando cinco mistérios de nossa salvação todos os dias, para que possamos cada vez mais crescer na fé e, assim, estarmos prontos para enfrentar as rajadas de vento que nos assaltam e nos amedrontam. Sim, porque, como Pedro, também nós temos medo das intempéries, mas, do nosso lado, tendo a mão de Jesus e a presença bondosa da Virgem Santíssima, sabemos que estamos protegidos. 

É interessante recordarmos que o Rosário foi exatamente apresentado para São Domingos como uma arma que a Virgem Santíssima nos deu de presente numa guerra espiritual e, por isso, estamos bem protegidos se o rezamos com grande fé e devoção, como fazia São Domingos de Gusmão.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos