CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora
Texto do episódio
539

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
(Jo 15, 18-21)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

No Evangelho de ontem, Jesus fala a respeito da amizade que Ele tem com os Apóstolos e conosco: “Não vos chamo servos, chamo-vos amigos”. Entretanto, isso tem consequências: todo mundo que odeia Jesus irá nos odiar.

Não é possível termos uma ideia muito romântica do cristianismo. O Amor veio ao mundo, Deus se encarnou, e exatamente por isso é que as forças infernais se sentiram perturbadas. Quando Jesus aparecia num lugar, os demônios começavam a gritar: “O que tens a ver conosco, Jesus de Nazaré? Viestes nos perturbar?” Essa é a realidade que devemos compreender da entrada do Filho de Deus neste mundo. 

No Antigo Testamento, havia manifestações divinas, mas pouquíssimas demoníacas, pois Satanás dominava tudo e a todos. Então, de repente, ele, que tinha se transformado no senhor de todos os seres, sentiu-se ameaçado quando Jesus entrou neste mundo. Começa, assim, uma guerra entre Cristo e as forças demoníacas e, ao enfrentar o diabo, Ele também enfrentou todo o sistema criado por Satanás: o mundo.

Nesse contexto, o mundo não é o cosmos criado por Deus, e sim o sistema de pecado, que deseja dissuadir a todos de seguir a Deus. Então, se alguém vive na droga, no sexo desregrado e em todos esses pecados terríveis e decide abandoná-los, mudando de vida, não tenhamos dúvidas: seus antigos companheiros de pecado irão odiá-lo e julgá-lo, porque os ímpios não conseguem tolerar a presença do justo. Contudo, não é somente o mundo e o demônio que teremos de enfrentar, mas também a carne. 

Aquilo que a Igreja chama na sua tradição de carne não é o corpo, e sim a alma que está acostumada a obedecer aos prazeres do corpo. Também ela fará guerra contra nós, e devemos estar preparados, não nos assustando se nossa vida ficar ainda mais conturbada por termos rompido com o pecado, pois isso é natural.

Portanto, lutemos, porque sem luta não há Céu; e, se não lutarmos, receberemos o pior castigo possível: a morte eterna. Se em algum momento desanimarmos diante das perseguições, lembremos que, antes de nós, Cristo sofreu muito mais: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim” (Jo 15, 18).

O que achou desse conteúdo?

5
39
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
5 Mai 2024

A verdadeira conversão não nos traz o Paraíso aqui na Terra! Pelo contrário! Nos lança em um campo de batalha! Onde temos que lutar todos os segundos contra os inimigos de Nosso Senhor Jesus Cristo! Inclusive aqueles que estão DENTRO DE NÓS! AS TENTAÇÕES CARNAIS!

Responder
VS
Valdonio Sales
5 Mai 2024

Amém!

Responder
GF
Graciete Ferreira
4 Mai 2024

"Não dá para ter uma ideia muito romântica disso que chamamos ' Cristianismo' . "

Com esta homilia, não digo que completei a aprendizagem sobre este tema, mas, ficou muito mais claro. Obrigada 

Responder
AD
Alessandra Domingos
4 Mai 2024

Belíssima reflexão, em que nos ajudar a compreender a sagrada escritura, de forma muito clara. Deus abençoe a todos!

Responder
DC
Dombelo Costa
4 Mai 2024

Muito bom

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos