CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
1060

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 11, 28-30)

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Vemos hoje a conhecida passagem do Evangelho de São Mateus, também conhecida como o grito do Redentor, em que Jesus diz: “Vinde a mim todos vós com os vossos fardos pesados, e eu vos aliviarei” (Mt 11, 28). 

Contudo, de que forma Cristo irá aliviar o nosso fardo pesado e nos dar descanso? Apresentando-nos uma proposta que pode parecer estranha: substituir o peso dos nossos pecados e egoísmos por um outro muito mais suave.

É importante sabermos que o pecado nos deixa tristes e extenuados. Sabe muito bem disso a pessoa que leva uma vida mundana, entregue a baladas, bebidas, sexo desregrado e drogas. Alguém assim sofre terrivelmente, porque desistiu de amar. O cansaço do pecado impede a pessoa de fazer o bem e tira a sua juventude. Ela, mesmo que seja jovem, torna-se “velha”, pois o pecado a desespera e a faz desistir, ainda que seja típico do jovem ter esperança.

Nessa situação, Jesus faz um convite para irmos até Ele, pois é o único que pode nos aliviar, tirando, das nossas costas, o peso do pecado e colocando, em seu lugar, o suave peso do amor. Sim, o amor também é um fardo pesado, mas é completamente diferente do peso do pecado, porque enche a vida de sentido e, portanto, de alegria, sabendo que somos amados e que precisamos retribuir o amor. 

Mas onde vamos aprender a carregar o peso do amor de Cristo, que nos impele? Na “escola” do próprio Coração de Jesus. “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29). Ora, o nosso coração não é humilde diante de Deus; é soberbo. Ele não é manso diante dos irmãos; é irado e agressivo. Por isso, Jesus, Deus que se fez homem, humilhou a si mesmo para nos ensinar que a humilhação é redentora. Aprendamos, portanto, que, quando nos humilhamos diante de Nosso Senhor, somos redimidos. 

Jesus, que poderia castigar os pecadores com sua ira divina, reagiu com mansidão, aceitando as ofensas, perdoando e sendo amigo de todos. Por isso, precisamos ser extremamente gratos a Deus, tentando retribuir ao máximo esse seu divino amor tão misericordioso e aceitando carregar o doce peso da caridade de Cristo.

O que achou desse conteúdo?

10
60
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos