Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 1, 57-66.80)
Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.
Celebramos hoje, com grande alegria, a Solenidade do nascimento de São João Batista. Na liturgia, a Igreja normalmente comemora a memória de um santo na data de seu nascimento para o Céu, ou seja, no dia de sua morte. Porém, dentro do calendário litúrgico, existem três nascimentos que são celebrados: o de Jesus, o de Maria e o de São João Batista, uma vez que esses três seres humanos nasceram sem pecado. Jesus, porque é o próprio Deus que se fez homem; a Virgem Maria, porque é imaculada desde o momento da sua concepção; e São João Batista, porque foi purificado de seus pecados dentro do ventre de Isabel quando esta recebeu a visita de Maria.
O nascimento de São João Batista é um acontecimento que nós deveríamos ter em nossos corações como um mistério a ser meditado ao longo do ano, pois ele faz parte dos mistérios gozosos — a visita da Virgem Maria à sua parenta Isabel — e mostra a realidade de que Jesus vem ao nosso encontro. Embora nós não tenhamos nascido purificados de nossos pecados, podemos aplicar para João Batista uma frase dita por Deus ao profeta Jeremias: “Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” (Jr 1, 5).
O fato de São João Batista ser verdadeiramente um designado por Deus nos faz refletir sobre o nosso chamado e sobre a nossa eleição. “Dentre os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João Batista. No entanto, o menor dentro do Reino dos Céus é maior do que João Batista” (Mt 11, 11). Isso acontece devido às graças que João Batista,mesmo sendo tão especial, não recebeu. Ele batizou o autor do batismo — Jesus —, mas ele próprio não conheceu o Batismo de Cristo, que só ocorreu depois de sangue e água terem jorrado do peito de Nosso Senhor do alto da Cruz. João Batista também nunca comungou o Preciosíssimo Sangue e o Santíssimo Corpo de Jesus, mas evidentemente ele recebeu outras graças que nós, que já vivemos na plenitude do Novo Testamento, não recebemos.
João Batista foi o último dos profetas a anunciar o próprio Salvador e pôde apontar: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29). Nisso, ele foi privilegiado, mas temos a nosso dispor muito mais do que este santo teve. João Batista apontou o Cordeiro de Deus, nós comungamos o Cordeiro de Deus; João Batista prefigurou o Batismo, nós fomos batizados. Logo, celebrar o nascimento deste grande santo nos leva a refletir sobre quantos privilégios e quantas graças temos em nosso dia a dia. Que São João Batista, de lá do Céu, interceda por nós, e ajude-nos a cada vez mais nos afastarmos de todo pecado e de preparar em nossas almas o caminho de Jesus, como João Batista preparou.
O que achou desse conteúdo?
Como sempre uma catequese que nos leva a refletir sobre a nossa vocação, recebida no batismo... de sermos santos ... e não tem como o chamado ser outro.... pois no rito do batismo nos configuramos ao Cristo... recebemos o Espírito Santo , Somos Urgindos para ser sacerdote, profeta e rei... temos nossos nomes escritos no livro dos céus, seremos sal da terra e luz para o mundo.... ou seja, seremos um outro Cristo...
JOÃO É O SEU NOME!..."Et tu puer, propheta Altissimi vocaberis: præibis enim ante faciem Domini parare vias ejus..."