CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Com esta aula, realizamos o lançamento do curso “O Segredo do Rosário”, baseado na obra de São Luís Maria Grignion de Montfort, O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário, na qual ele explica como obter os frutos espirituais do Rosário. Na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, o Papa São João Paulo II referiu-se a esse livro como “uma preciosa obra sobre o Rosário”. Seu autor, São Luís, é considerado o grande apóstolo do Rosário, pois, na região onde exerceu seu apostolado, surgiram posteriormente muitos mártires que, durante a Revolução Francesa, mantiveram-se fiéis a Cristo a ponto de darem suas vidas por Ele.

O curso que lançamos hoje tem por finalidade iluminar nossa compreensão acerca dessa devoção tão simples, que é o Rosário, possibilitando assim maiores frutos espirituais em nossas vidas. Nesse sentido, podemos adiantar desde já que o “segredo” do Rosário está no fato de que ele não é somente uma devoção mariana, mas consiste em uma oração profundamente cristológica.

Para compreender seu aspecto cristológico, podemos observar que a saudação inicial “Ave Maria” foi dita pelo anjo Gabriel no contexto do anúncio da Encarnação do Verbo de Deus. Da mesma forma, as palavras de Santa Isabel não louvam apenas Maria, ao dizer “bendita és tu entre as mulheres”, mas também Jesus, ao afirmar “bendito é o fruto do teu ventre”. Também vemos, na conclusão da primeira parte da Ave-Maria, a palavra “Jesus”, constando no centro da oração. Já na segunda parte, que é de petição, pedimos a Maria que nos acompanhe até a hora de nossa morte, justamente quando nos apresentaremos diante de Cristo, o justo juiz.

Conforme o testemunho de muitos santos, a Ave-Maria é uma das armas mais eficazes que o Céu pôs à disposição dos fiéis. Quantas conversões de hereges, pecadores e cismáticos não se devem à récita piedosa desta sublime oração, um dos tesouros mais preciosos da espiritualidade cristã. Não é à toa, portanto, que já há tempos se tenha difundido entre os sacerdotes o salutar costume de iniciar cada pregação com uma Ave-Maria, para que assim o coração dos ouvintes, adocicado com a invocação do nome da toda pura Mãe de Deus, abra-se às graças de que ela é fiel tesoureira e generosa mediadora. Que pela intercessão da Santíssima Virgem, pois, queira Deus servir-se deste curso para converter os que ainda não crêem e firmar na verdade perene do Evangelho os que já têm o dom da fé.

Para um maior aprofundamento, assista às questões respondidas pelo Padre Paulo Ricardo nesta aula de lançamento do curso “O Segredo do Rosário”:

  • Rezar o Terço diariamente é suficiente, ou devemos tentar ao máximo rezar o Rosário completo? (28min18s)
  • A oração do Rosário pode substituir a oração pessoal? Tem dias que não consigo fazer a minha oração pessoal. (30min56s)
  • O que devo fazer quando a ansiedade e os pensamentos involuntários atrapalham a récita do Santo Terço? (34min10s)
  • Um Terço bem rezado pode produzir os mesmos frutos espirituais da oração mental? (41min42s)
  • Tenho dificuldade em rezar o Terço com minha esposa, pois a voz de uma segunda pessoa me distrai muito. Devo rezar sozinho ou insistir em rezar o Terço em família? (44min58s)
Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos