CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora
Texto do episódio
1158

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 11, 37-41)

Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: "Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós".

Celebramos hoje a Memória de Santa Teresa d’Ávila, que nos transmitiu o caminho por ela trilhado até a perfeição cristã. Santa Teresa, de todos os santos da Igreja, é de fato especialíssima exatamente por nos ter dado a conhecer como ela mesma se santificou sem ter, no entanto, bons diretores espirituais à disposição, motivo pelo qual não entendia a princípio se suas visões e experiências místicas provinham de Deus, do demônio ou da própria imaginação, como ela mesma descreve no Livro da Vida.

Terminado, porém, o Livro da Vida, Teresa não havia ainda concluído o processo de santificação. Foi alguns anos depois, após ter uma visão da alma humana, que ela então compreendeu tudo e pôde escrever outro livro, O Castelo Interior, ou Moradas, no qual temos o processo completo, organizado em sete etapas — as Sete Moradas —, que a alma deve percorrer para se unir a Deus.

Ora, ao contrário do que alguns podem pensar, as Moradas não são próprias da espiritualidade carmelita. Na verdade, é um caminho que reflete a estrutura da alma humana, como demonstraram vários teólogos do século XIX e XX que se dedicaram ao estudo da obra de Santa Teresa.

Pois bem, uma das características do caminho de perfeição é o desapego de sinais externos como visões, aparições, sentimentos e consolações, compreendidas como realidades físicas e imperfeitas. Contudo, nós, maus e perversos, vivemos distraídos, cegos ao que Santa Teresa d’Ávila e todos os santos compreenderam: se Deus dá sinais externos, é para nos chamar a atenção à sua presença íntima na alma. Eis o que conduz à perfeição.

Que Santa Teresa d’Ávila interceda para não nos perdermos na travessia das Moradas, mas chegarmos um dia à Sétima, o nosso interior mais íntimo, no qual habita, à nossa espera, a Santíssima Trindade.

O que achou desse conteúdo?

11
58
Mais recentes
Mais antigos


JR
Jussara Ramos
16 Out 2024

Acesso impossivel

Responder
RC
Robson Cola
16 Out 2024

A Santíssima Trindade está dentro de nós! Temos que olhar menos para o mundo exterior, e refletirmos mais sobre esta graça concedida à nós! E abrirmos o nosso coração!

Responder
VS
Valdonio Sales
15 Out 2024

Que Santa Teresa d’Ávila interceda para não nos perdermos na travessia das Moradas, mas chegarmos um dia à Sétima, o nosso interior mais íntimo, no qual habita, à nossa espera, a Santíssima Trindade.

Responder
LM
Luciano Maciel
15 Out 2024
(Editado)

Interessante  santa,  Teresa de Jesus, rogai por nós!

Responder
HC
Henrique Caetano
15 Out 2024
(Editado)

Primeira aula do Curso: Caminho de perfeição (acesso livre também para não assinantes) https://padrepauloricardo.org/aulas/introducao-ao-caminho-de-perfeicao

Responder
MB
Maria Bernardes
15 Out 2024

Esse conteúdo para mim foi uma direção espiritual a qual  quero ter sempre  mesmo não sendo uma Carmelita, mas que possa me ajudar ao caminho da santidade e desapegar das consolações . 

Responder
CM
Claudinei Moretti
15 Out 2024
(Editado)

Não esta saindo áudio no meu celular (iPhone)

está acontecendo desde o programa 2849

antes está ok!!

Responder
ÁL
Álerson Lima
15 Out 2024

Amém!

Responder
GF
Geraldo Filho
15 Out 2024

Quando pensarmos em Cristo, sempre nos lembremos do amor com que nos concedeu tantas graças e da grande ternura que nos testemunhou em nos dar tal penhor do muito que nos ama, pois amor pede amor. Procuremos sempre ir considerando estas verdades e estimulando-nos a amar. Porque, uma vez que nos conceda o Senhor a graça de que este amor nos seja impresso no coração, tudo nos será mais fácil: faremos grandes coisas muito depressa e com pouco trabalho.

(Sta. Teresa de Jesus, Livro da vida, sec. XVI)

Responder
LF
Luiz Ferraz
15 Out 2024

🙏 

Responder
LS
Lúcia Souza
15 Out 2024

Deus nos espera dentro de nós mesmos. Que coisa mais sublime. Santa Teresa, rogai por nós.

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos