CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
30

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 3, 22-30)

Naquele tempo, os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

No Evangelho de hoje, Jesus se apresenta como o verdadeiro Messias, com sinais evidentes: Ele realiza tudo aquilo que os profetas previram, é portentoso nas suas obras e nos seus milagres, e a sublime doutrina que Ele apresenta mostra que a sua origem é claramente divina.

Entretanto, os mestres da Lei não somente rejeitam Cristo, como também acusam-o de usar poderes preternaturais, ou seja, poderes de natureza demoníaca. Alguns chegam a dizer que Jesus expulsa os demônios pelo poder do príncipe das trevas. Isso mostra a soberba e o orgulho desses fariseus, que não querem aceitar a verdade. 

O Evangelho de hoje é uma das maiores provas da existência de Satanás. Isso porque, na época de Jesus, havia os saduceus, que não acreditavam na existência dos anjos e demônios, e os fariseus, que acreditavam. Ora, se Jesus não acreditasse na existência de anjos e demônios, ele poderia simplesmente ter dito para os fariseus que esses seres não existiam. Mas Ele não faz isso, porque sabe que os demônios existem. Por ser o Filho de Deus encarnado, Jesus sabe que os demônios existem; e os demônios, por sua vez, sabem que Ele veio para perturbá-los e derrotá-los.

Por isso, o diabo tenta derrotar Jesus com sua única arma: a mentira. Com ela, nossas ideias ficam totalmente embaralhadas e deixamos de aceitar a verdade, que é o Cristo. Nosso egoísmo está sempre disposto a preferir a mentira cômoda do que a verdade que nos faz sofrer. Por isso, devemos confiar no Espírito Santo e pedir que Ele nos dê a força necessária para aceitar a verdade, por mais dolorosa que seja, e exorcizar de nossas vidas a mentira, ainda que seja prazerosa.

O que achou desse conteúdo?

3
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos