CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 2, 1-11)

Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".

Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser!".

Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água!". Encheram-nas até a boca. Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala!". E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!" Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Com grande júbilo e gratidão, celebramos hoje a Solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sob cujo patrocínio humildemente nos refugiamos. Foi em outubro de 1717, pelas redes de três simples pescadores, que se deu o aparecimento milagroso e tão ditoso da singela imagem da Imaculada Conceição, nas águas do rio Paraíba. Seguiu-se daí uma sequência de prodígios acompanhados de uma devoção sempre crescente, e não há como não ver, em toda essa história quase tricentenária, o sinal concreto e humilde do zelo materno de Nossa Senhora pelos filhos desta Terra de Santa Cruz! Zelo e amor claramente demonstrados no Evangelho de hoje, onde a Virgem socorre com sua intercessão aqueles necessitados, assim como deseja fazer conosco, e diz, apontando para o Seu Divino Filho: "Fazei tudo o que ele vos disser". Neste dia solene para a nossa nação, aprendamos a lição da Virgem Maria e façamos também nós o que ela sempre fez: ouvir o Verbo de Deus e fazer tudo que Ele nos disser (Lc 1, 38. 11, 28).

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.