CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo
6, 52-59)

Naquele tempo, os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Então Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre". Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

Com o Evangelho desta primeira sexta-feira do mês, dedicada à reparação do Sagrado Coração de Jesus, Nosso Senhor conclui o seu célebre discurso sobre o pão da vida, objeto de grande controvérsia na sinagoga de Cafarnaum. "Como eu vivo por causa do Pai", Ele diz naquela ocasião, "assim o que me come viverá por causa de mim." O que significam essas palavras, escandalosas aos que não têm fé, é algo muitíssimo simples: do mesmo modo como os seres humanos vivem do pão — pois é o que lhes fortalece — e trabalham pelo pão — pois é o que procuram —, aquele que se alimenta da Eucaristia, pão da vida, deve viver do Cristo e para o Cristo, tendo nEle a sua força e, ao mesmo tempo, a sua finalidade última. Ele é a vida eterna, de fato, não só que recebemos, mas também que almejamos: dEle viemos e para Ele tendemos. Que o seu diviníssimo Coração, no qual estão depositados todos os tesouros da sabedoria e ciência, ilumine a nossa inteligência, pois, para percebermos, de uma vez por todas, que dependemos inteiramente da sua graça, e que sem ela não temos razão nem mesmo para nos levantarmos de nosso sono todas as manhãs.

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.