CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Glorioso São José

A adoração dos Magos e a fuga para o Egito

Enquanto Jerusalém e o coração de Herodes se agitavam com a chegada dos Magos, Maria e Jesus, como gérmen da Igreja nascente, viviam aquela paz e segurança que apenas sob o amparo de José se pode encontrar.

013

Na aula passada, nós deixamos José e Maria no Templo de Jerusalém, no encontro com Simeão e Ana. Em seguida, o Evangelho de São Lucas dá um pulo, ao dizer assim: “Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré, e o Menino crescia, ficava forte, cheio de sabedoria e graça, e a graça de Deus estava com Ele” (Lc 2, 39-40). É um pulo. Por quê? Porque eles não voltaram imediatamente para Nazaré, ou seja, de Jerusalém eles voltaram primeiro para Belém. Como nós sabemos disso? Porque há todo o Evangelho da infância de São Mateus, que é preciso agora encaixar dentro da cronologia.

Quando eles terminam, em Jerusalém, os quarenta dias depois do nascimento de Jesus, eles não voltam para Nazaré, mas para Belém, a uma casa na cidade. Como podemos ter certeza disso? Pelo que está escrito no Evangelho de São Mateus, a saber: que “os magos entraram na casa” (tēn oikian, τὴν οἰκίαν). Ora, oikia é casa, edifício, não é uma gruta. A família já estava instalada numa casa, e ali os Magos viram “a criança” (paidion, παιδίον). A palavra paidion é genérica para “criança”: enquanto São Lucas usa a palavra brefos, isto é,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos