CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Glorioso São José

A perda e o encontro de Jesus no Templo

“Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa”. Numa dessas ocasiões, Jesus, depois de ir a Jerusalém, “se perde”, vindo a ser reencontrado apenas três dias depois entre os doutores. 

Ora, como conciliar esta aparente “insubmissão” de Jesus com o que diz na sequência o Evangelho: que Jesus volta com seus pais para Nazaré e “era-lhes submisso”?

15

Na aula passada, vimos que a Sagrada Família foi para o Egito. A ida da Sagrada Família para lá teve uma finalidade primária imediata, que é o fato de que o Menino estava em perigo. Nosso Senhor, tão logo veio ao mundo, começou a mexer com os reis da terra, e Herodes quis então matá-lo. Para proteger Nosso Senhor, São José teve um segundo sonho, em que o anjo lhe disse: “Toma o Menino” e, no meio da noite, imediatamente, com prontidão e  obediência, ele toma a Mãe e o Menino e vai para o Egito. Essa é a primeira finalidade. 

Além disso, a Tradição nos diz que, lá no Egito, havia também uma espécie de evento purificador a ser feito pela Sagrada Família. Sobretudo a igreja copta, que é a igreja do Egito, carrega essa tradição antiquíssima sobre os lugares que foram visitados pela Sagrada Família e, acima de tudo, o fato de que os ídolos se quebravam com a passagem do Menino Jesus. Houve uma espécie de “pré-evangelização” da Sagrada Família: muitas pessoas começaram a ficar fascinadas e amigas daquela família. Ainda hoje a igreja copta tem templos construídos nos lugares onde teria morado a Sagrada Família. Essa foi a segunda finalidade da viagem, do...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos