CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Glorioso São José

Os esponsais de São José

Se do vínculo conjugal provém aquela comunhão de bens que faz do casal como que uma só alma, uma só pessoa, como não terá José participado da dignidade de sua esposa e por ela recebido uma santidade, quanto possível, semelhante à dela?

311

Queremos agora dar mais um passo no conhecimento da vida do santo Patriarca. Nós vimos como ele foi predestinado por Deus, escolhido e profetizado ao longo dos séculos. Isso é muito importante de enfatizar, porque, entre boa parte das pessoas que falam dele, se tende a pensar que S. José entrou na história da Encarnação e da nossa salvação como um “segundo pensamento” de Deus, um afterthought: Deus, de repente, se lembrou de incluir S. José em seus projetos. 

Não é verdade. José foi pensado por Deus no decreto da própria Encarnação. Sabendo, além disso, que ele foi agraciado por Deus desde o primeiro momento no ventre da mãe (sem entrar aqui em questões de uma possível imaculada conceição, privilégio exclusivo da Virgem Maria), temos de entender que ele também cresceu em graça ao longo do tempo. 

Ora, um dos atos que mais fizeram S. José crescer na graça foi o seu casamento com a Virgem SS. O Papa Leão XIII recorda essa verdade: no matrimônio, dá-se a mais perfeita união entre duas pessoas humanas; portanto, se houve essa união entre S. José e a Virgem SS., ele, de alguma forma misteriosa, começou a participar também das graças que Nossa Senhora...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos