CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Glorioso São José

A vida em Nazaré e a morte de São José

Obediente aos homens por obediência a Deus, Cristo se fez em tudo submisso à vontade de Maria e José, tratando a primeira como senhora e não negando ao segundo nem o título de pai nem os afetos de um filho.

1013

Na aula passada, falamos de um dos mistérios gozosos do Santo Rosário: Jesus perdido e reencontrado no Templo entre os doutores. S. Lucas, ao concluir a narrativa daqueles acontecimentos, diz que Jesus desceu com seus pais para Nazaré “e era-lhes submisso”. Esta expressão — “era-lhes submisso” — é também um grande mistério. Temos aqui Jesus, a própria Sabedoria encarnada, Deus de Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai, por quem todas as coisas foram feitas, e que por nós, homens, e para nossa salvação, desceu do céu e se humilhou, vivendo livremente uma vida de submissão.

Jesus começou se submetendo à Lei: seus pais o levaram para ser circuncidado; levaram-no ao Templo para ser apresentado; cumpriam enfim todas as leis mosaicas, mas nós sabemos que ali está alguém que é maior do que a Lei. O próprio Jesus, durante toda a sua vida, nas controvérsias com os fariseus, dizia: “Aqui está quem é maior do que o sábado”. Isso, para os judeus, era um escândalo. Mas, de fato, Jesus não estava submetido às leis humanas e, portanto, não estava submetido a José e a Maria, de tal forma que, quando Jesus escolhe ficar no Templo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos