CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Glorioso São José

A graça recebida por São José

José, justo desde o ventre materno, cumulado de graças especiais e preparado para ser digno pai “adotado” de Jesus Cristo e esposo virginal de Maria, não é um santo qualquer, mas o maior de todos eles.

618

Estamos no nosso curso a respeito de S. José. Na aula passada, nós falamos da história de S. José antes mesmo de ele existir: como ele foi pensado por Deus desde toda a eternidade, profetizado no Antigo Testamento, pelo menos desde o rei Davi. Na época de Jesus, chegada a plenitude dos tempos, em que o Filho de Deus se encarnou, tudo estava pronto: Deus havia preparado também a José para aquele momento. 

Diante da grande missão de S. José, nós temos de entender o seguinte. Dissemos na aula passada que São José é um grande santo. Agora, paremos para pensar: o que faz com que um homem seja santo, e o que faz com que um santo seja grande? Ora, é a caridade, o amor a Deus. Deus quer que nós o amemos porque sabe que o amor é unitivo. Com este amor, nós estaremos unidos a Ele e seremos divinizados, participantes da sua natureza divina. É algo misterioso, maravilhoso, que acontece em nós. Tudo isso — essa história de amor entre nós e Deus — começa no nosso batismo, quando recebemos a graça santificante e, com ela, a caridade, uma pequena semente de amor. Precisamos agora crescer na caridade, crescer no amor, a fim de nos unirmos cada vez mais a Deus, até chegarmos à...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos