CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Glorioso São José

São José, profetizado e preparado por Deus

Também por intermédio de José Deus quis cumprir as profecias que fizera e dar a Israel o Messias prometido, nascido da casa de Davi, como rebento de um renovo por tanto tempo preparado.

420

S. José faz parte dessas realidades da fé que são misteriosas, as quais somente no Céu iremos entender e contemplar com mais profundidade. Mesmo assim, somente Deus é quem enxerga com toda profundidade o mistério desse homem e qual, verdadeiramente, é a sua missão e identidade. Pois bem, para nós iniciarmos a história de S. José, precisamos compreender que ela começa antes de S. José. Na verdade, ela começa na eternidade. Mas não vamos iniciar na eternidade: vamos começar pelas profecias, isto é, como São José foi profetizado por Deus na história.

É importante ter essa aula antes de falar da vida propriamente dita de São José, a fim de corrigir um equívoco que é muito comum, o equívoco em que as pessoas caem ao ler superficialmente o Evangelho e pensar que Deus planejou tudo — planejou o arcanjo Gabriel, planejou a Virgem Maria, preparou a Imaculada Conceição, planejou a Encarnação de seu Filho —, mas, de repente, no meio do caminho, “tropeçou” com S. José. Ou seja: São José parece que estava ali como um “fator imprevisto” dentro da profecia, como se, depois de fazer tudo, Deus, num segundo pensamento, dissesse assim: “Ah! puxa vida, esqueci o José!… Anjo, vai lá,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos