CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Glorioso São José

A adoração dos pastores e a apresentação no Templo

Contemplemos pelos olhos de José os acontecimentos que se seguiram ao nascimento do Menino Jesus, saudado pelos humildes pastores e glorificado pelo luminoso exército dos anjos.

110

Continuemos a narrativa da vida de S. José. Na aula passada, nós vimos o nascimento de Jesus, e com que ato de amor e fé, ou seja, de caridade infusa e sobrenatural S. José adorou Jesus na gruta de Belém. Esses dados aqui são todos tirados da narrativa do Evangelho de S. Lucas. Por quê? Porque, na verdade, o Evangelho de S. Mateus não narra o nascimento de Jesus; ele simplesmente dá o nascimento de Jesus como óbvio. No final do cap. 1, S. Mateus, diz: “José despertou do sono, recebeu Maria como sua esposa” e pronto. No cap. 2, pulamos para o episódio dos Magos e Herodes, que, como iremos ver depois, não aconteceu imediatamente, ou seja, o episódio dos Magos e da perseguição de Herodes, seguido pela fuga do Egito, aconteceu quando Jesus, provavelmente, tinha quase um ano de idade. Veremos esses detalhes numa outra aula.

S. Mateus não descreve o nascimento, apenas diz que Jesus nasceu, e começa o cap. 2 dizendo: “Depois de Jesus ter nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes”... Mateus deixa um parêntese. Ora, nós vamos preencher essa lacuna de Mateus com os dados do Evangelho de S. Lucas, que continua a narrativa com os primeiros dias de Jesus. Ou seja, Jesus...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos