CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Glorioso São José

O drama de São José

Enquanto José pensava em deixar Maria em segredo, eis que um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonhos, para o confirmar na fé e mostrar que, se a misericórdia divina não permite que o justo sofra além do necessário, nem por isso o priva da graça de, sofrendo, unir-se às dores do único e verdadeiro Justo.

010

Vimos na nossa aula passada o casamento entre S. José e a Virgem Maria. Eles já tinham se casado, mas não moravam juntos, ou seja, não se havia celebrado a segunda fase do casamento judaico, que é a coabitação. Isso é colocado com muita clareza pelo evangelista S. Mateus, que diz assim logo no início do Evangelho: “Jacó gerou José, o esposo de Maria”. José já é chamado de esposo de Maria (o termo, no original grego, é o “homem” de Maria, assim como se diz que a esposa é a “mulher” do marido), “da qual nasceu Jesus que é chamado o Cristo”. 

Continua S. Mateus: “Eis como foi a origem de Jesus Cristo: sua mãe Maria, desposada com José, antes de conviverem...”. Aqui estão claramente marcados os dois momentos do matrimônio: no primeiro momento, em que já havia o contrato de casamento, os dois estavam casados; mas, antes de conviverem (segundo momento), ela “achou-se grávida pela ação do Espírito Santo” (Mt 1, 18). Sabemos que, como os dois já eram oficialmente casados, não havia admiração nenhuma por parte da população ao ver que Maria estava grávida.

Sabemos que ela concebeu e, depois, foi passar três meses com Isabel até o nascimento de S. João Batista. Não...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos