CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Chesterton

Chesterton 100 anos depois

Com esta transmissão, Padre Paulo Ricardo conclui nosso curso de “Introdução a Chesterton”, reiterando a atualidade desse escritor e respondendo às questões de nossos alunos sobre a sua obra e biografia.

65

Apresentamos abaixo, em breve resumo, algumas da principais respostas do Pe. Paulo Ricardo a perguntas de nossos alunos nesta aula de encerramento do curso sobre G. K. Chesterton.

1) A proposta de Chesterton de ler a boa-nova do Evangelho como algo “novo” é compatível com a norma de Igreja de ler as Escrituras dentro da Tradição?

Chesterton não propõe uma hermenêutica da ruptura, que faça o Evangelho desdizer o que sobre ele disseram os órgãos e testemunhos da Tradição, como os SS. Padres e o próprio Magistério eclesiástico. Chesterton se refere, pelo contrário, a um esforço de reatualizar, diante do Texto sagrado, a mesma experiência de espanto e admiração que está na origem da filosofia e é o traço característico do conhecimento das crianças, para as quais são uma constante novidade as menores coisas da vida (um sabor, um amigo, um lugar etc.). Trata-se de aplicar ao Evangelho, ao cristianismo e seus mistérios — vistos e vividos, muita vez, como uma obviedade “fora de moda” —, uma maneira de olhar que busca o novo no já conhecido, o maravilhamento no já experimentado, a beleza do que sempre ou quase sempre esteve debaixo dos nossos olhos. Essa “pedagogia” do...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos